O que seria a consciência na fenomenologia heideggeriana?

Autores

  • Ronaldo Manzi Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v13i1.690

Palavras-chave:

Fenomenologia; Ontologia; Consciência; Dasein; Existência.

Resumo

é quase natural associarmos a fenomenologia a uma filosofia da consciência. A pretensão de Husserl de realizar um idealismo transcendental tendo o ego transcendental como o fundamento da razão não nos deixa muitas brechas para pensarmos diferente. O modo como Husserl foi lido na França também não nos ajuda a pensar de outro modo. Entretanto, seu aluno, Martin Heidegger, parece propor algo diferente. Sim, a consciência é uma questão fundamental do pensamento filosófico. Mas seria preciso reduzir a filosofia a uma questão sobre a consciência? Esse texto busca mostrar que não. Seria possível pensarmos a fenomenologia de um outro modo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronaldo Manzi, Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – Brasil e pela Radboud Universiteit Nijmegen (RUN) (co-tutela) – Holanda. Pós-doutorando em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Bolsista Fapesp.

Referências

HEIDEGGER, Martin. Logic – The question of truth. Translated by Thomas Sheehan. Indiana: Indiana University Press, 2010.

HEIDEGGER, Martin. Os problemas fundamentais da fenomenologia. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2012a.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo (edição em alemão e português). Tradução de Fausto Castilho. Campinas: Unicamp; Petrópolis: Rio de Janeiro, 2012b.

FREUD, Sigmund. O inquietante. In: História de uma neurose infantil; além do princípio do prazer e outros textos (1917-1920). Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em retrospectiva. Tradução de Marco Antônio Casanova. Petrópolis: Vozes, 2012.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método – Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. Petrópolis: Vozes, 1997.

GIACOIA JR., Oswaldo. Heidegger urgente – Introdução a um novo pensar. São Paulo: Três Estrelas, 2013.

RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta: a canção de amor e de morte do porta-estandarte Cristóvão Rilke. Tradução de Poulo Rónai e Cecília Meireles. São Paulo: Globo, 2003.

Downloads

Publicado

2016-06-18

Como Citar

MANZI, Ronaldo. O que seria a consciência na fenomenologia heideggeriana?. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 183–199, 2016. DOI: 10.31977/grirfi.v13i1.690. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/690. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos