A literatura no contexto da revolução estética concebida por Jacques Rancière

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v13i1.695

Palavras-chave:

Jacques Rancière; Erich Auerbach; Realismo romanesco; Friedrich Schiller.

Resumo

A partir da perspectiva dos três regimes de identificação das artes propostos por Jacques Rancière, a literatura ocupa um lugar central na superação do regime poético, ou representativo, pelo regime estético. Para Rancière, o realismo de escritores como Hugo, Balzac, Stendhal e Flaubert subverte as hierarquias e pressupostos normativos vigentes no regime poético das artes. A partir desses autores, qualquer assunto ou qualquer pessoa, isto é, pertencente a qualquer condição social, podem vir a ser tratados como objeto literário sério, o que pode ser encarado enquanto a democracia em literatura. Também se valendo de análises de Erich Auerbach, o presente trabalho tem por objetivo explicitar como esse processo se deu, tentando mostrar por meio de alguns exemplos a maneira pela qual a literatura passou a ser desenvolvida em um espaço no qual as hierarquias dos temas e das ocupações sociais são quebradas e no qual se passa a denunciar a igualdade sensível de qualquer um. De um ponto de vista político-filosófico, Rancière promove aproximações à universalidade do juízo estético kantiano e à posterior proposta de Schiller no que diz respeito a uma educação estética da humanidade que retira dessa igualdade sensível o princípio de uma nova liberdade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nadier Pereira dos Santos, Université Paris 8 Vincennes - Saint-Denis

Doutorando na Université Paris 8 Vincennes - Saint-Denis, Paris - França. Bolsista da CAPES – Proc. n° 99999.001461/2015-00

Joana Kelly Marques de Souza, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Rio Grande do Norte - Brasil.

Referências

AUERBACH, Erich. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BARTHES, Roland. O discurso da história. In: _____. O rumor da língua. Tradução de Mario Laranjeira. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012. p. 163-180.

CORTÁZAR, Julio. Obra crítica/1. Tradução de Paulina Wacht e Ari Roitman. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1998.

RANCIÈRE, Jacques. Malaise dans l’esthétique. Paris: Galilée, 2004.

_RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: EXO experimental org.; Ed. 34, 2005.

RANCIÈRE, Jacques. O inconsciente estético. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. Aisthesis: scènes du régime esthétique de l’art. Paris: Galilée, 2011.

RANCIÈRE, Jacques. Le fil perdu: essais sur la fiction moderne. Paris: La Fabrique, 2014a.

RANCIÈRE, Jacques. A fábula cinematográfica. Tradução Luís Lima. Lisboa: Orfeu Negro, 2014b.

SCHILLER, Friedrich. A educação estética do homem: numa série de cartas. Tradução Roberto Schwarz e Márcio Suzuki. São Paulo: Iluminuras, 1989.

STENDHAL. O vermelho e o negro. Tradução Maria Cristina F. da Silva. São Paulo: Nova Cultural, 2003.

Downloads

Publicado

2016-06-18

Como Citar

SANTOS, Nadier Pereira dos; SOUZA, Joana Kelly Marques de. A literatura no contexto da revolução estética concebida por Jacques Rancière. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 87–108, 2016. DOI: 10.31977/grirfi.v13i1.695. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/695. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos