O conceito de história em Karl Marx

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v15i1.739

Palavras-chave:

Karl Marx; Francis Fukuyama; Teoria da história.

Resumo

O presente trabalho pretende discutir o conceito de história em Karl Marx a partir do confronto com a teoria do “fim da história” de Francis Fukuyama. No contexto histórico de queda do comunismo na União Soviética e no Leste Europeu, o autor americano introduz sua concepção sobre a vitória da democracia liberal como o momento culminante da história da humanidade. Pretendendo, assim, colocar-se como herdeiro de uma visão hegeliana da história. Ora, em que medida podemos considerar um sistema como o defendido por Fukuyama como sendo o objetivo de toda a história da humanidade? Mais ainda, em que medida podemos considerar que há um objetivo na história da humanidade? Procuro mostrar como a concepção marxista da história responde a estas duas questões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Nunes Junior, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Doutorando em filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife – Brasil. Bolsista CAPES.

Referências

FONTES, Virgínia. Reflexões im-pertinentes: História e capitalismo contemporâneo. Rio de Janeiro: Bom Texto, 2005.

FUKUYAMA, Francis. O fim da história e o último homem. Trad. Aulyde S. Rodrigues. São Paulo: Rocco, 1992.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução: Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo, 1998.

MARX, Karl. A ideologia alemã. Tradução: Luciano Cavini Martorano; Nélio Schneider; Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Trad. Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

OLIVEIRA, Cláudio. “Economia marxista e economia freudiana ou política e pulsão”. Crítica Marxista, São Paulo, v. 27, p. 47-63. 2008.

OLIVEIRA, Cláudio. “Freud, Marx e a Weltanschauungen”. In: 10X Freud. Org. Ângela C. Bernardes. Rio de Janeiro: Azougue editorial, 2005.

Downloads

Publicado

2017-06-18

Como Citar

JUNIOR, Roberto Nunes. O conceito de história em Karl Marx. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 277–290, 2017. DOI: 10.31977/grirfi.v15i1.739. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/739. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos