O stoffwechsel como primeiro gesto de liberdade da vida segundo Hans Jonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v15i1.747

Palavras-chave:

Metabolismo; Liberdade; Hans Jonas; Vida.

Resumo

As considerações que faremos neste artigo vai analisar como o metabolismo se torna um mecanismo que representa o primeiro gesto de liberdade da vida na filosofia de Hans Jonas. A centralidade da discussão está no fato de que a vida é um processo de manutenção de si onde a liberdade está presente desde as estruturas mais simples do organismo às mais desenvolvidas. O nosso objetivo é o de mostrar, a partir de uma análise das ideias de liberdade e necessidade, como a vida se abre para uma transcendência ou, tecnicamente falando, para uma nova ontologia. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Sousa Costa, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)

Professor da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Paraná – Brasil. Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Paraná – Brasil.

Leonardo Nunes Camargo, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Paraná – Brasil.

Referências

COMÍN, I. G. “Introducción a la edición española”. In: Hans Jonas: poder o impotência de la subjeticidad. Tradução de Illana Giner Comin. Coleção pensamento Contemporâneo. Barcelona/Buenos Aires/México: Paidós, 2005, p.13-70.

FONSECA, F. S. G. Hans Jonas e a responsabilidade do homem frente ao desafio biotecnológico. 2009. 468f. Tese (doutorado) – Pós-graduação em Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, 2009.

FROGNEUX, N. Hans Jonas ou la vie dans le monde. Bruxelles: De Boeck, 2001.

JONAS, H. Memorias. Traducción de Illana Giner Comín. Madri: Editorial Losada, 2005.

JONAS, H. O princípio vida: fundamentos para uma biologia filosófica. Trad. Carlos Almeida Pereira. Petrópolis: Vozes, 2004.

JONAS, H. Pensar sobre Dios y otros ensayos. Trad. Angela Ackermann. Barcelona: Herder, 1998.

LOPES, W. E. S. Hans Jonas e a diferença antropológica: uma leitura da biologia filosófica. 2014. Tese (Doutorado em Filosofia) – Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.

OLIVEIRA, J.; MORETTO, G.; SGANZERLA, A. Vida, técnica e responsabilidade: três ensaios sobre a filosofia de Hans Jonas. São Paulo: Paulus, 2015.

Downloads

Publicado

2017-06-18

Como Citar

COSTA, Leandro Sousa; CAMARGO, Leonardo Nunes. O stoffwechsel como primeiro gesto de liberdade da vida segundo Hans Jonas. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 128–145, 2017. DOI: 10.31977/grirfi.v15i1.747. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/747. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos