A metamorfose das ideias: os sentidos das impressões em Hume

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v16i2.767

Palavras-chave:

Percepção; Impressão; Experiência; Ideia; Hume.

Resumo

O cerne da problemática empirista de Hume está na questão do estatuto da experiência. Esse conceito se desdobra, em sua filosofia, nas distinções que ele faz entre as diferentes impressões, entre os diferentes processos originários de ideias. Sejam elas simples ou complexas, de sensação ou de reflexão, cada impressão produz uma determinada ideia. Cada impressão, portanto, corresponde a um processo específico de produção das ideias. O presente artigo tem como propósito investigar o estatuto das impressões em Hume, bem como o processo de surgimento e de transformação das ideias. Acreditamos, pelas razões que aqui procuramos expor, que a experiência em Hume funciona como uma metamorfose, pois ela é a transmutação de um único e mesmo material. Trata-se de um percurso, de um devir que vai do simples ao complexo, das sensações à reflexão, por pura imanência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Müller Junior, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Brasil. Professor da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Paraná – Brasil.

Referências

DELEUZE, Gilles. Empirismo e Subjetividade: ensaio sobre a natureza humana segundo Hume. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2001.

DELEUZE, Gilles. “Hume”. In: _______ A ilha deserta. Edição preparada por David Lapoujade. Organização da edição brasileira e revisão técnica Luiz B. Orlandi. São Paulo: Iluminuras, 2006.

HUME, David. Tratado da Natureza Humana. Tradução de Débora Danowski. 2. ed. rev. e ampliada. São Paulo: Editora UNESP, 2009.

HUME, David. Investigação sobre o Entendimento Humano. Tradução de José Oscar de Almeida Marques. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

JAMES, William. Essays in radical empiricism. New York: Dover, 2003

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

JUNIOR, Guilherme Müller. A metamorfose das ideias: os sentidos das impressões em Hume. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 253–269, 2017. DOI: 10.31977/grirfi.v16i2.767. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/767. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos