Razão e violência em Eric Weil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v16i2.771

Palavras-chave:

Weil; Razão; Violência; Escolha; Liberdade.

Resumo

O objetivo principal deste artigo é apresentar alguns dos principais argumentos de Eric Weil que sustentam a relevante tese da importância da escolha livre e deliberada do ser humano pela vida racional, demonstrando, por conseguinte, ser razoável a busca por uma existência cada vez mais humanizada e alicerçada sobre valores fundamentais da vida humana, tais como, a honestidade, a justiça e a felicidade, possibilitando, paulatina e progressivamente, a superação e o desaparecimento, tanto quanto possível, dos diferentes tipos de violência, estando o ser humano ciente, no entanto, de que a erradicação total da violência no mundo é impensável, uma vez ser a liberdade do ser humano um processo de contínua deliberação e escolha, tanto em nível pessoal, como também, comunitário e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo César Nodari, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul  (PUCRS), Rio Grande do Sul – Brasil. Professor da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Rio Grande do Sul – Brasil.

Referências

CAMARCO, Sérgio de Siqueira. Filosofia e política em Éric Weil. Um estudo sobre a ideia de cidadania na filosofia política de Éric Weil. São Paulo: Loyola, 2014.

HERDER, Johann Gottfried. A palavra e o conceito humanidade. In: O que é Esclarecimento? Immanuel Kant; Johann Benjamin Erhard; Johann Gottfried Herder; Gotthold Ephraim Lessing; Christoph Martin Wieland; Johann Georg Hamann; Moses Mendelssohn; Friedrich Schiller; Andreas Riem. [Tradução Paulo César Gil Ferreira; Revisão Marco Antonio Casanova]. Rio de Janeiro: Via Verita, 2011, pp. 73-74.

PERINE, Marcelo. Eric Weil e a compreensão do nosso tempo. Ética, política, filosofia. São Paulo: Loyola, 2004.

PERINE, Marcelo. Filosofia e violência. Sentidos e intenção da filosofia de Eric Weil. São Paulo: Loyola, 1987.

PERINE, Marcelo; COSTESKI, Evanildo (Orgs.). Violência, educação e globalização. Compreender o nosso tempo com Eric Weil. São Paulo: Loyola, 2016.

SAVADOGO, Mahamadé. O sentido da oposição entre razão e violência segundo Eric Weil. In: PERINE, Marcelo; COSTESKI, Evanildo (Orgs.). Violência, educação e globalização. Compreender o nosso tempo com Eric Weil. São Paulo: Loyola, 2016.

WEIL, Eric. Filosofia moral. São Paulo: É Realizações, 2011.

WEIL, Eric. Filosofia política. 2ª edição. São Paulo: Loyola, 2011b.

WEIL, Eric. Lógica da filosofia. São Paulo: É Realizações, 2012.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

NODARI, Paulo César. Razão e violência em Eric Weil. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 188–204, 2017. DOI: 10.31977/grirfi.v16i2.771. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/771. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos