Richard Rorty e a emergência da filosofia pós-analítica nos Estados Unidos: transformações institucionais e crise disciplinar, 1970-1980

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v17i1.787

Palavras-chave:

Filosofia norte-americana contemporânea; Richard Rorty; Filosofia pós-analítica; Ensino superior.

Resumo

Pode a história das instituições de ensino superior nos ajudar a compreender as causas de controvérsias filosóficas e os processos de mudança intelectual pelo qual velhos estilos intelectuais são substituídos por novos? Neste artigo, associo a emergência da filosofia pós-analítica nos Estados Unidos a partir da década de 1970 à reforma e expansão do sistema de ensino superior daquele país na segunda metade do século XX, que afetou a filosofia enquanto disciplina acadêmica e profissão. Tomando como ponto de partida as reflexões de Richard Rorty a respeito do estado da disciplina no início dos anos 1980, mostro como seu diagnóstico de crise disciplinar, elaborado na forma de uma crítica filosófica aos pressupostos teóricos e metodológicos da filosofia analítica, é resultado de um processo mais longo e amplo de transformação das bases institucionais da vida filosófica profissional nos Estados Unidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joaquim Elói Cirne de Toledo Júnior, Universidade de São Paulo (USP)

Programa de Pós-Doutorado do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), São Paulo – Brasil.

Referências

APEL, K. O. Towards a transformation of philosophy. Tradução de Adey, G. e Fisby, D. Milwakee: Marquette University Press, [1973] 1998

BOURDIEU, P. L’ontologie politique de Martin Heidegger. Paris: Editions de Minuit, 1977.

BOURDIEU, P. Homo Academicus. Trad. Peter Collier. Palo Alto: Stanford University Press, 1990.

BURT, R. S. Structural holes and good ideas. American journal of sociology vol. 110, no. 2, pp. 349-399, 2004.

CAMPBELL, J. A thoughtful profession. The early years of the American Philosophical Association. Chicago: Open Court, 2006.

COLLINS, R. For a sociological philosophy. Theory and society, vol. 17 no. 5, 99. 669-702, 1988.

COLLINS, R. The sociology of philosophies: a global theory of intellectual change. Cambridge: Harvard University Press, 1998.

CUSSET, F. French theory: how Foucault, Derrida, Deleuze & Co. transformed the intellectual life of the United States. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2008.

DANTO, A. C. Philosophy as/and/of literature. Proceedings and addresses of the American Philosophical Association, vol. 58, no. 1, setembro de 1984.

FEYERABEND, P. Against method. Londres: New Left Books, 1975.

FRICKEL, S. e GROSS, N. A general theory of scientific/intellectual movements. American sociological review, vol. 70, no. 2, pp. 204-232, 2005.

GEIGER, R. L. Demography and curriculum: the humanities in higher education from the 1950s through the 1980s. In Hollinger. D. A. (org.) The humanities and the dynamics of inclusion since World War II. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2006.

GRAHAM, H. D. e DIAMOND, N. The rise of American research universities: elites and challengers in the postwar era. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1997.

HABERMAS, J. The theory of communicative action, volume 1: Reason and the rationalization of society. Tradução de Thomas McCarthy. Boston: Beacon Press, [1981] 1985.

HARGENS, K. V. e KELLY-WILSON, L. Determinants of disciplinary discontent. Social forces 71(3): 603-627, 1994.

HOLLINGER, D. A. Introduction. In Idem (org.). The humanities and the dynamics of inclusion since World War II. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 2006.

JENKS, C. e RIESMAN, D. The academic revolution. Nova York: Doubleday, 1968.

KUHN, T. The structure of scientific revolutions. Chicago: University of Chicago Press, [1962] 2012.

KUKLICK, B. A history of philosophy in America, 1720-2000. Oxford: Oxford University Press, 2000.

LAMONT, M. How to become a dominant French philosopher: the case of Jacques Derrida. American journal of sociology, vol. 93, no. 3, pp. 584-622, 1987.

LYOTARD, J.- F. La condition postmoderne: rapport sur le savoir. Paris: Éditions de Minuit, 1979.

NOZICK. R. Anarchy, state and utopia. Nova York: Basic Books, 1974.

PUTNAM, H. After empiricism. In RAJCHMAN, J. e WEST, C. Post-analytic philosophy. Nova York: Columbia University Press, 1985.

QUINE, W. V. O. Two dogmas of empiricism. Philosophical review 60, pp. 20-43, 1951.

RAJCHMAN, J. e WEST, C. Post-analytic philosophy. Nova York: Columbia University Press, 1985.

RAWLS, J. A theory of justice. Cambridge: Harvard University Press, 1971.

RINGER, F. The decline of the German mandarins: the German academic community, 1890-1933. Hanover, New Hampshire: University Press of New England, [1968] 1990.

RORTY, R. Metaphilosophical difficulties of linguistic philosophy. In The linguistic turn. Rorty, R. (ed.). Chicago: The University of Chicago Press, 1967.

RORTY, R. Philosophy and the mirror of nature. Nova Jersey: Princeton University Press, 1979.

RORTY, R. Consequences of pragmatism: essays 1972-1980. Minneapolis: Minnesota University Press, 1982.

SCHORSKE, C. E. The new rigorism in the human sciences, 1940-1960. Daedalus, vol. 126, no. 1. American academic culture in transformation: fifty years, four disciplines, pp. 289-309, 1997.

SELLARS, W. Empiricism and the philosophy of mind. Cambridge: Harvard University Press, [1956] 1997.

TOLEDO, J. E. C. de. Richard Rorty e a emergência da filosofia analítica: transformações institucionais e mudança intelectual na filosofia profissional norte-americana contemporânea. Tese de doutorado. Campinas: Unicamp, 2015.

WITTGENSTEIN, L. Philosophical investigations. Tradução de G. E. M. Anscombe. Londres: Macmillian Co, 1969.

Downloads

Publicado

2018-06-19

Como Citar

JÚNIOR, Joaquim Elói Cirne de Toledo. Richard Rorty e a emergência da filosofia pós-analítica nos Estados Unidos: transformações institucionais e crise disciplinar, 1970-1980. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 377–397, 2018. DOI: 10.31977/grirfi.v17i1.787. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/787. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos