O “antipsicologismo” em Husserl e Heidegger: da consciência ao dasein

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v17i1.791

Palavras-chave:

Fenomenologia; Psicologismo; Antropologismo; Consciência; Existência.

Resumo

O nosso objetivo é propor um diálogo entre Husserl e Heidegger relacionando-os a partir da crítica que estes filósofos apresentam à investigação de viés naturalista acerca do homem, predominante na tradição filosófica. Para Husserl, o domínio do naturalismo representa a influência da Psicologia Experimental na filosofia, Heidegger, por sua vez, destaca a temática antropológica encontrada na história da filosofia. De acordo com o primeiro, o “psicologismo” acarreta na redução do homem aos seus componentes empíricos, para o segundo, o “antropologismo” equivale a um processo de coisificação do homem. O “psicologismo” e o “antropologismo” são reflexões inadequadas pois equiparam o homem ao objeto natural, isto é, são reflexões que não consideram o verdadeiro sentido de ser do homem, ignorando a consciência intencional e a existência. Logo, Husserl e Heidegger compartilham a tentativa de fazer a filosofia retornar sobre aquele âmbito que compõe propriamente o homem, ou seja, ambos filósofos defendem a desnaturalização da reflexão e desenvolvem a fenomenologia como o exercício de tal retorno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ísis Nery do Carmo, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutoranda em Filosofia na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Bahia – Brasil.

Referências

DASTUR, Françoise. Husserl: des mathématique a l’histoire. Paris: Presses Universitaires de France, 1995.

DASTUR, Françoise. Critique of anthropologism in Heidegger’s thought. In: FAULCONER, James; WRATHALL, Mark. Appropriating Heidegger. Cambridge: Cambridge University Press, 2000.

FERREIRA, Acylene Maria Cabral. Heidegger e o projeto de superação da subjetividade. Princípios: Revista de Filosofia, Natal, v. 24, n.43, jan.-abr. 2017.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.

HEIDEGGER, Martin. Prolegómenos para uma historia del concepto de tiempo. Madrid: Alianza Editorial, 2007.

HEIDEGGER, Martin. Introducción a la investigación fenomenológica. 2. ed. Madrid: Editorial Sintesis, 2006.

HUSSERL, Edmund. Investigações Lógicas. Segundo Volume, parte I. Investigações para a Fenomenologia e a Teoria do Conhecimento. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007a.

HUSSERL, Edmund. Investigações Lógicas. Segundo Volume, parte II. Investigações para a fenomenologia e a Teoria do Conhecimento. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2007b.

HUSSERL, Edmund. A filosofia como ciência de rigor. 2. ed. Coimbra: Biblioteca Filosófica, 1965.

PAISANA, João. Fenomenologia e Hermenêutica: a relação entre as filosofias de Husserl e Heidegger. Lisboa: Editorial Presença, 1992.

Downloads

Publicado

2018-06-19

Como Citar

CARMO, Ísis Nery do. O “antipsicologismo” em Husserl e Heidegger: da consciência ao dasein. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 326–336, 2018. DOI: 10.31977/grirfi.v17i1.791. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/791. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos