O teatro das relações n’As origens do pensamento grego de Vernant

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v17i1.795

Palavras-chave:

Relação; Diferenciação recíproca; Ação; Expressão; Sentido.

Resumo

Neste estudo, dedicado especificamente ao livro As Origens do Pensamento Grego, gostaríamos de mostrar como o método de análise de Vernant dos diferentes momentos que definiram a história humana procede, sobretudo, através do exame sistemático das relações constituintes que os diferenciaram como tal ou qual. Todavia, à medida que explicitado em seu desenvolvimento, acreditamos também poder demonstrar a existência de um pensamento implicando uma série conceitos que, do ponto de vista de uma reflexão filosófica, trazem inseparavelmente consigo uma compreensão sobre o problema da natureza da ação, assim como da relação entre uma ação e o sentido ou animação que ela exprime no seu exercício. Definindo os diferentes elementos e papéis de um contexto histórico, não isoladamente à maneira de termos em si e por si, mas a partir do complexo jogo de interações em que eles se encontram, Vernant demonstra conceber um personagem como aquilo que se caracteriza pelas ações que exerce, mas estas ações, por sua vez, como uma atividade que não se diferencia como tal senão juntamente àquilo com o qual ela interage. Ademais, tal condição mostrou-se para nós como acompanhada pela capacidade da ação de exprimir as relações constituintes que ela entretém com seu entorno. Longe de sugerir uma Forma atemporal que subsistiria indiferente às mudanças acontecendo ao nível das interações entre os elementos de uma rede de relações, as animações expressas pelos seus personagens são autóctones e variam na mesma velocidade que sua atividade se transforma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Rickli, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Paraná – Brasil.

Referências

DELEUZE, Gilles. Différence et Répétition. Paris : PUF, 1968.

LAÉRCIO, Diógenes. In: Os Pensadores: Os pré-socráticos. Tradução de Wilson Regis. São Paulo : Nova Cultural, 1989.

SILS Maria. Produzido por Charles Gillibert e dirigido por Olivier Assayas. [S.I] : CG Cinéma, Pallas Film, CAB Productions, Vortex Sutra, Arte France Cinéma, Orange Studio, Radio Télévision Suisse, SRG SSR idée suisse, 2014. 123 minutos.

VERNANT, Jean-Pierre. Les Origines de la Pensée Grecque. Paris : PUF, 1962.

Downloads

Publicado

2018-06-19

Como Citar

RICKLI, Tiago. O teatro das relações n’As origens do pensamento grego de Vernant. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 269–282, 2018. DOI: 10.31977/grirfi.v17i1.795. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/795. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos