O problema da objetividade jornalística: duas perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v17i1.796

Palavras-chave:

Objetividade Jornalística; Subjetividade; Perspectivismo; Teoria do Jornalismo.

Resumo

Como valor fundamental da atividade, a objetividade jornalística já foi investigada conceitualmente por diversos estudos acadêmicos cujos resultados, apesar de publicados em livros e revistas da área, não alteraram a maneira como consumidores de informação, jornalistas e até mesmo professores de jornalismo entendem filosoficamente a objetividade e, consequentemente, a sua aplicação nas rotinas e procedimentos da prática jornalística. Este artigo tem o objetivo de realizar a revisão bibliográfica de dois importantes trabalhos de autores brasileiros que investigaram a noção de objetividade. Vamos discutir as obras “A objetividade jornalística”, de Luiz Amaral e “Jornalismo, fatos e interesses”, de Wilson Gomes, inventariando as suas maneiras de compreender e também debater filosoficamente essa noção fundamental para a atividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael Paes Henriques, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Filosofia. Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social,  do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Espírito Santo – Brasil.

Referências

AMARAL, Luiz. A objetividade jornalística. Porto Alegre: Sagra-Luzzatto, 1996.

GOMES, Wilson. Jornalismo, fatos e interesses: ensaios de teoria do jornalismo. Florianópolis: Insular, 2009.

HACKETT, Robert. Declínio de um paradigma? A parcialidade e a objectividade nos estudos dos media noticiosos. In: TRAQUINA, Nelson. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. 2a. ed. Lisboa: Vega, 1999, p. 101-130.

SPONHOLZ, Liriam. Jornalismo, conhecimento e objetividade: além do espelho e das construções. Florianópolis: Insular, 2009.

TUCHMAN, Gaye. A objectividade como ritual estratégico: uma análise das noções de objectividade dos jornalistas. In: TRAQUINA, Nelson. (Org.). Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. 2a. ed. Lisboa: Vega, 1999, p. 74-90.

Downloads

Publicado

2018-06-19

Como Citar

HENRIQUES, Rafael Paes. O problema da objetividade jornalística: duas perspectivas. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 256–268, 2018. DOI: 10.31977/grirfi.v17i1.796. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/796. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos