Heidegger e a entrada da arte no horizonte da estética

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v17i1.800

Palavras-chave:

Heidegger; Arte; Estética; Modernidade.

Resumo

Este artigo pretende analisar o processo de entrada da arte no horizonte da estética. Para isso, Martin Heidegger acompanha alguns dos conceitos desenvolvidos pelos gregos, como por exemplo, a relação entre matéria e forma e a arte como mímesis. O filósofo alemão também explicita a ligação entre sujeito e objeto como o pressuposto da época de imagens de mundo. Considerando as intepretações oferecidas pelos pensadores modernos, Heidegger avalia como a obra de arte se torna um suporte para experiências sensíveis e como o juízo de gosto associou a estética com a beleza e nossa sensibilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Carla de Abreu Siqueira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutoranda em Filosofia na Universidade Federal do Ceará (UFC), Ceará – Brasil. Bolsista FUNCAP.

Referências

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução de Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Abril S.A. Cultural, 1984.

ARISTÓTELES. Poética. Tradução e notas de Edson Bini. São Paulo: Edipro, 2011.

BASTOS. Fernando. Panorama das Ideias Estéticas no Ocidente – II. Do Renascimento a Kant. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1986.

BAUMGARTEN, Alexander Gottlieb. “Estética”. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). O belo autônomo. Textos clássicos de estética. Tradução de Míriam Sutter Medeiros. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica/ Crisálida, 2012.

CAMPOS, Maria José Rago. Arte e verdade. São Paulo: Loyola, 1992.

HAAR, Michel. A obra de arte. Ensaio sobre a ontologia das obras. 2ª edição. Tradução de Maria Helena Kühner. Rio de Janeiro: Difel, 2007.

HEIDEGGER, Martin. “A época da imagem do mundo”. In: SCHNEIDER, Paulo Rudi. O outro pensar. Tradução de Paulo Rudi Schneider. Ijuí: Unijuí, 2005.

HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução de Idalina Azevedo da Silva e Manuel António de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010a.

HEIDEGGER, Martin. “A questão da técnica”. In: Ensaios e conferências. Tradução de Emanuel Carneiro Leão. 7ª edição. Petrópolis: Vozes. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2006.

HEIDEGGER, Martin. Ontologia: hermenêutica da faticidade. Tradução de Márcia Sá Cavalcante Schuback. Petrópolis: Vozes. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2011.

HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Tradução e organização de Fausto Castilho. Campinas: Editora Unicamp; Petrópolis: Vozes, 2012.

HEIDEGGER, Martin. “Vontade de poder como arte”. In: Nietzsche I. Tradução de Marco Antônio Casanova. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010b.

HUME, David. “Do padrão do gosto”. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). O belo autônomo. Textos clássicos de estética. Tradução de Luciano Trigo. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica/ Crisálida, 2012.

KANT, Immanuel. “Crítica da faculdade do juízo”. In: DUARTE, Rodrigo (Org.). O belo autônomo. Textos clássicos de estética. Tradução de Valério Rohden e António Marques. 2ª edição. Belo Horizonte: Autêntica/ Crisálida, 2012.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. 5ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

KNOLL, Victor. “Sobre a questão da Mimesis”. In: Discurso. Departamento de Filosofia da FFLCH da USP, v. 27, p. 61-81, 1996.

NUNES, Benedito. Introdução à filosofia da arte. São Paulo: Edições Loyola, 2016.

ROSENFIELD, Kathrin H. Estética. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

PLATÃO. A República. Tradução e notas de Eleazar Magalhães Teixeira. Fortaleza: Edições UFC, 2009.

Downloads

Publicado

2018-06-19

Como Citar

SIQUEIRA, Ana Carla de Abreu. Heidegger e a entrada da arte no horizonte da estética. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 204–217, 2018. DOI: 10.31977/grirfi.v17i1.800. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/800. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos