“A guerra civil é a matriz de todas as lutas de poder”: o debate com o marxismo na analítica do poder de Michel Foucault

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v18i2.835

Palavras-chave:

Poder; Genealogia; Foucault; Marxismo.

Resumo

Fazer a genealogia do poder nunca foi o propósito claro de Foucault. No entanto, a questão do poder foi tema recorrente em suas investigações a ponto de estudiosos do trabalho do filósofo sugerirem uma divisão e organização de seu trabalho a partir de três eixos teóricos. Dentro dessa perspectiva, a analítica do poder marcaria a trajetória filosófica de Foucault na década de 1970. De fato, até 1994, ano de publicação do conjunto de textos, entrevistas e conferências de Foucault no Dits et écrits, a questão da analítica do poder era majoritariamente conhecida a partir de livros como Surveiller et punir (1975) e Histoire de la sexualité I: la volonté de savoir (1976). Com o início da publicação dos cursos no Collège de France a partir de 1997 as interpretações a respeito da analítica do poder sofrem um alargamento. Mas é somente em 2015 que a totalidade dos cursos de Foucault no Collège de France foram publicados, abrindo um importante caminho para a investigação a respeito das primeiras reflexões a respeito do poder. No presente artigo procuramos mostrar como os primeiros passos da analítica do poder de Michel Foucault se dá a partir de um contexto gauchiste ainda configurado em termos de dinástica do saber. Nesse sentido, procuramos mostrar como o período da dinástica corresponde a um esboço teórico, tentativas primeiras de conceituação do poder, marcadamente desenvolvido em contraposição com o marxismo. Essa contraposição se dá sobretudo na recusa tanto do esquema marxista de infra-superestrutura, quanto do modelo contratualista (hobbesiano) de sociedade estatal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lorena de Paula Balbino, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos – SP, Brasil. Bolsista/CAPES.

Referências

CHIGNOLA, S. Foucault, Marx: le corps, le pouvoir, la guerre. In: LAVAL, C (org). Marx e Foucault: lectures, usages, confrontations. Paris: La découverte, 2015.

DELEUZE, G. Foucault. São Paulo: Brasiliense, 2013.

FOUCAULT, M. Entretien inédit entre Michel Foucault et quatre militants de la LCR, membres de la rubrique culturelle du jornal quotidien Rouge (juillet 1977). Disponível em: http://questionmarx.typepad.fr/files/entretien-avec-michel-foucault-1.pdf

FOUCAULT, M. Dits et écrits I. (1954-1975) DÉFERT, Daniel.; EWALD, François. (Eds.). Paris: Gallimard, 2001.

FOUCAULT, M. Dits et écrits II. (1976-1988). DÉFERT, Daniel.; EWALD, François. (Eds.). Paris: Gallimard, 2001a.

FOUCAULT, M. La Société punitive. Paris: Gallimard, 2013.

FOUCAULT, M. A sociedade punitiva. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015.

FOUCAULT, M. Å’uvres completes II. Paris: Gallimard, 2015a.

LAVAL, C. La productivité du pouvoir. In: LAVAL, C (org). Marx e Foucault: lectures, usages, confrontations. Paris: La découverte, 2015.

MARX, K. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.

MARX, K. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Boitempo, 2010.

MARX, K. A guerra civil na França. São Paulo: Boitempo, 2011.

MARX, K. As lutas de classes na França. São Paulo: Boitempo, 2012.

MARX, K. O Capital I. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, K. Os despossuídos: debates sobre a lei referente ao furto de madeira. São Paulo: Boitempo, 2017.

THOMPSON, E. A economia moral da multidão inglesa no século XVIII. In: Thompson, Edward. Costumes em comum: estudos sobre a cultura popular tradicional. São Paulo: Companhia das letras, 2010.

Downloads

Publicado

2018-12-16

Como Citar

BALBINO, Lorena de Paula. “A guerra civil é a matriz de todas as lutas de poder”: o debate com o marxismo na analítica do poder de Michel Foucault. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 281–294, 2018. DOI: 10.31977/grirfi.v18i2.835. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/835. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos