Desejo de reconhecimento: beleza americana à luz de Hegel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v18i2.919

Palavras-chave:

Hegel; Cavell; Reconhecimento; Beleza Americana.

Resumo

Este artigo pretende fazer uma leitura do filme Beleza Americana utilizando-se da filosofia hegeliana, mais especificamente, da assim chamada dialética do senhor e do escravo. Para realizar essa tarefa dividimos nosso texto em três momentos: 1 – analisamos alguns aspectos de como se instaura uma relação entre consciências de si na vida criando, portanto, relações de dominância (senhor) e subordinação (escravo) em relações intersubjetivas. A contraposição entre os dois elementos determina que, para que haja reconhecimento, uma consciência de si deve subjugar a outra segundo sua vontade, ou seja, uma vontade é reconhecida (a do senhor) enquanto a outra é reconhecedora (a do escravo). 2 – uma apresentação de elementos centrais do filme como pano de fundo para nossa análise. 3 – tecemos um comentário do filme baseado nos elementos conceituais apresentados no item um, demonstrando como o filme pode ser compreendido como uma tentativa do protagonista de sair da indiferenciação total, estabelecer uma luta para ser reconhecido e, finalmente, sendo reconhecido em seus desejos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tomas Farcic Menk, Universidade Federal de Alagoa (UFAL)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, Brasil.  Professor da Universidade Federal de Alagoa (UFAL), Maceió – AL, Brasil.

Referências

BELEZA Americana. Direção: Sam Mendes. Los Angeles: Dream Works, 1999

CAVELL, Stanley. Pursuits of Happiness: The Hollywood Comedy of Remarriage. Cambridge: Harvard University Press, 1981.

HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica: A doutrina da essência. Petrópolis: Vozes 2017.

HEGEL, G. W. F. Ciência da Lógica: A doutrina do ser. Petrópolis: Vozes 2016.

HEGEL, G. W. F. Fenomenologia do Espírito. Tradução de Paulo Menezes, 5ª Ed. Petropolis: Vozes, 2008.

HYPPOLITE, Jean. Gênese e estrutura da Fenomenologia do espírito de Hegel. Tradução de Sílvio Rosa Filho. São Paulo: Discurso Editorial, 1999.

ROSENFIELD, D. L. Como se pode falar da vida em Hegel? Revista Controvérsia, São Leopoldo v. 4, n. 2 (2008)

Downloads

Publicado

2018-12-16

Como Citar

MENK, Tomas Farcic. Desejo de reconhecimento: beleza americana à luz de Hegel. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 448–458, 2018. DOI: 10.31977/grirfi.v18i2.919. Disponível em: https://periodicos.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/919. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos