Chamada de artigos para dossiê temático “Infâncias e Educabilidades” (v. 2, n. 4, 2020)

2019-08-14

Visando ampliar as discussões sobre a historiografia da Infância e das Educabilidades referente à mesma no campo da História, a Revista Nordestina de História do Brasil (RNHB) torna pública a chamada de artigos para o número temático Infâncias e Educabilidades. Esta proposta de Dossiê Temático incide nas articulações e relações entre Infância e as diversas formas de sua Educabilidade – na Escolarização ou Educabilidade Formal; nas Educabilidades Informais; e nas Educabilidades Não-Formais, na perspectiva daquelas que ocorrem em diversas relações sócio históricas. O âmbito espacial é o Brasil, contemplando qualquer período de sua história.

Interessam ao Dossiê Temático Infâncias e Educabilidades pesquisas empíricas feitas para o Brasil, com fontes históricas do mais variado espectro, que enfoquem as subtemáticas referentes ao Tema como: os projetos institucionais de asilamento e proteção a Infância; as Infâncias, suas educabilidades e as clivagens de classe; as propostas de instituições escolares para infância; impressos pedagógicos, livros e materiais didáticos para a educabilidade da infância: reformas educacionais que priorizem a Infância; as territorialidades e cartografias da infância e das suas educabilidades; categorizações e classificações de infância nas escolarizações e medicalizações articuladas a estas: usos da mão de obra infantil articuladas à formação de oficio e profissionalização nas suas articulações com educabilidades; interfaces entre educabilidades e raça/etnia/gênero; discursos, práticas e estratégias de educabilidade para a Infância; resistências e táticas de sujeitos anônimos e subalternos em diversos espaços e formas de educabilidade.

Convidamos os interessados a visitarem as seções Sobre as etapas de avaliação e revisão da submissão e Normas para publicação. Os autores, antes de enviar a submissão, precisam atender a todos os requisitos exigidos pelas políticas e normas editoriais da RNHB presente em A Revista.

 

Cronograma editorial

Prazo de submissão: 16/08 a 16/11/2019

Avaliação pelos revisores técnicos: 17/11 a 17/12/2019

Avaliação pelos revisores de conteúdo: 5/01 a 5/02/2020

Avaliação pelos assessores ad hoc: 6/02 a 6/03/2020

Ajustes das submissões aceitas com correções: 7/03 a 7/04/2020

Reavaliação pelos revisores de conteúdo: 8/04 a 8/05/2020

Leitura dos revisores de português e língua estrangeira: 9/05 a 9/06/2020

Ajustes à norma culta pelos autores: 10/06 a 25/06/2020

Publicação: 30/06/2020

 

Coordenação

Profa. Dra. Ione Celeste Jesus de Sousa, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Profa. Dra. Andrea da Rocha Rodrigues Barbosa, Departamento de Ciências Humanas e Filosofia (DCHF) da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

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Calling for articles submissions on the theme dossier “Childhood and Education” (v. 2, no. 4, 2020).

Aiming at broadening the discussions about the historiography of Childhood and Educability regarding it in the field of History, the Nordestina Journal of History of Brazil (RNHB) publishes the calling for articles on the theme Childhood and Educability. This Thematic Dossier proposal focuses on the articulations and relationships between Childhood and the various forms of its Educability – in Schooling or Formal Educability; in Informal Education; and in Non-Formal Educations, from the perspective of those that occur in various socio-historical relationships. The spatial scope is Brazil, contemplating any period of its history.

The Childhood and Education Thematic Dossier is of interest to empirical research made aiming Brazil, with historical sources of the most varied spectrum, focusing on the theme sub-themes such as: institutional projects directed to preserve childhood and child protection; childhoods, their educations and class cleavages; the proposals of school institutions for children; pedagogical forms, books and teaching materials for childhood educability: educational reforms that prioritize childhood; the territorialities and cartographies of childhood and their educability; childhood categorizations and classifications in schooling and medicalization articulated to these: uses of child labor articulated to the formation of office and professionalization in its articulations with educability; interfaces between educability and race/ethnicity/gender; discourses, practices and strategies of childhood educability; resistances and tactics of anonymous and subordinate subjects in various spaces and forms of educability.

Interested parties are invited to visit the About submission review and review steps and Guidelines for publication section. Authors, before submitting their submission, must comply with all the requirements required by the RNHB editorial policies and norms present in The Journal.

 

Editorial Schedule

Submission deadline: 08/16 to 11/16/2019

Review by the technical reviewers: 11/17 to 12/17/2019

Review by content reviewers: 5/01 to 5/02/2020

Evaluation by ad hoc advisers: 6/02 to 6/03/2020

Submission adjustments accepted with corrections: 7/03 to 7/04/2020

Review by content reviewers: 8/04 to 8/05/2020

Reading of Portuguese and foreign language reviewers: 9/05 to 9/06/2020

Adjustments to the standard cultivated by the authors: 06/10 to 25/06/2020

Publishing: 06/30/2020

 

Coordination

Prof. Dr. Ione Celeste Jesus de Sousa, Department of Humanities and Philosophy (DCHF), Feira de Santana State University (UEFS).

Prof. Dr. Andrea da Rocha Rodrigues Barbosa, Department of Human Sciences and Philosophy (DCHF), Feira de Santana State University (UEFS).