Debates e defesas: ensino de História do Brasil e as contribuições do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1920-1930)

Debates and defenses: teaching History of Brazil and the contributions of the Brazilian Historical and Geographical Institute (1920-1930)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.17648/2596-0334-v1i2-1253

Palavras-chave:

Educação. IHGB. Disciplina História do Brasil.

Resumo

O presente artigo propõe um estudo acerca do debate sobre a questão do ensino secundário situado nos anos 1920 e 1930. Na perspectiva de localizar e problematizar o lugar da disciplina escolar História nesse debate, que se dá no contexto das discussões e modificações propostas por diferentes reformas educacionais desse período, com particular atenção para a Reforma Francisco Campos de 1931; buscamos identificar os lugares de poder que produziram esses discursos. Nesse sentido, propomos tomar o Instituto Histórico Geográfico Brasileiro (IHGB) como uma das instituições que participaram da contenda e pensaram a articulação e os conteúdos do ensino de História nesses projetos de reorganização do secundário.

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Publicado

2019-06-30

Como Citar

Melo, T. de. (2019). Debates e defesas: ensino de História do Brasil e as contribuições do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (1920-1930): Debates and defenses: teaching History of Brazil and the contributions of the Brazilian Historical and Geographical Institute (1920-1930). Revista Nordestina De História Do Brasil, 1(2), 141-161. https://doi.org/10.17648/2596-0334-v1i2-1253

Edição

Seção

Ensino e História da Educação Brasileira