Sobre a Revista

FOCO E ESCOPO

A RECET é um periódico de publicação semestral do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) que visa promover e socializar artigos que apresentem resultados de pesquisas na área de Ciências Exatas e Tecnológicas.

Entende-se por Ciências Exatas e Tecnológicas, a área interdisciplinar concernente ao estudo dos fenômenos ligados à produção, organização, difusão e utilização da informação e do conhecimento nos campos do saber a seguir:

• Matemática;
  • Física;
  • Estatística;
  • Química e Bioquímica;
  • Engenharia Civil;
  • Engenharia da Computação;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia Sanitária e Ambiental;
  • Ensino das Engenharias;
  • Ensino das Ciências Exatas.

A RECET está aberta contribuições de pesquisadores de outras instituições de pesquisa.

As publicações devem ser apresentadas da seguinte maneira:

• todo o seu texto em Português (Brasil) e uma tradução do resumo em Inglês ou;
  • todo o seu texto em Inglês e uma tradução do resumo em Português (Brasil).

A Revista de Ciências Exatas e Tecnológicas publica trabalhos relacionados aos eixos temáticos conforme suas seções.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

Os artigos submetidos à RECET são encaminhados para avaliação dupla-cega de, no mínimo, dois pareceristas, membros da Comissão ou do Conselho Editorial, além de consultores externos.

A RECET mantém a política de controle/combate de/ao plágio. Antes do encaminhamento dos textos submetidos para avaliação a comissão editorial checa as submissões através de alguns serviços gratuitos de detecção de plágio (especialmente AntiPlagiarist e The Plagiarism Checker).

Durante todo o processo de avaliação os autores podem entrar em contato com a equipe editorial para solucionar quaisquer dúvidas que possam surgir sobre o processo de avaliação de seus manuscritos.

POLÍTICA DE ACESSO LIVRE

Oferecemos acesso livre imediato ao conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

O acesso ao seu conteúdo é gratuito, sem cobrança de taxas de assinatura ou avaliação, podendo haver cobranças de taxas referentes à revisão gramatical de texto e obtenção do DOI.

ARQUIVAMENTO

A RECET utiliza o LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe - Muitas Cópias Mantém as Coisas Seguras) para criar um sistema de arquivos distribuídos entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criarem arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

LOCKSS é um software livre desenvolvido pela Biblioteca da Universidade de Stanford, que permite preservar revistas online escolhidas ao sondar as páginas das mesmas por conteúdo recém publicado e arquivando-o. Cada arquivo é continuamente validado contra cópias de outras bibliotecas. Caso o conteúdo esteja corrompido ou perdido, as cópias são usadas para restauração.

O Programa LOCKSS, baseado na Stanford Libraries, fornece serviços e tecnologias de código aberto para preservação digital segura, de alta confiança e resiliência.

O Open Journal Systems é compatível com o sistema LOCKSS (Lots of Copies Keep Stuff Safe) para garantir a preservação segura e permanente dos artigos publicados na RECET, assegurando o arquivamento seguro e permanente do cache da revista.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

• Para a Edição publicada no mês de Junho:
    • Envio do artigo completo pelo autor: até 01/01;
    • Análise do artigo completo pelo(s) Editor(es) de Seção e avaliador(es): até 01/03;
    • Comunicação por e-mail com o autor sobre aprovação do artigo: até 05/03;
    • Envio do artigo completo com as alterações/sugestões do(s) avaliador(es) (caso necessário): até 10/03;
    • Envio pelo autor com as correções sugeridas pelo(s) avaliador(es): até 10/04;
    • Entrega do artigo completo e verificado pelo(s) Editor de Seção ao Editor Gerente: até 10/05;
    • Publicação da Revista: até 30/06.
  • Para a Edição publicada no mês de Dezembro:
    • Envio do artigo completo pelo autor: até 01/07;
    • Análise do artigo completo pelo(s) Editor(es) de Seção e avaliador(es): até 01/09;
    • Comunicação por e-mail com o autor sobre aprovação do artigo: até 05/09;
    • Envio do artigo completo com as alterações/sugestões do(s) avaliador(es) (caso necessário): até 10/09;
    • Envio pelo autor com as correções sugeridas pelo(s) avaliador(es): até 10/10;
    • Entrega do artigo completo e verificado pelo(s) Editor de Seção ao Editor Gerente: até 10/11
    • Publicação da Revista: até 30/12.

* As datas no cronograma devem ser respeitadas e qualquer alteração ou retificação será publicada neste site.

** Os artigos que porventura não se enquadrarem em um dos processos listados acima, poderão ter sua análise e processo transferidos para a publicação seguinte.