DIAGNÓSTICO DE DEMANDAS OCUPACIONAIS NO TERRITÓRIO E INTERVENÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR

UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Maria Luiza Caires Comper Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Lohana Guimarães S Souza Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Maísa Miranda Coutinho Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves Universidade Federal do Sul da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.46635/revise.v4i00.1818

Palavras-chave:

Territorialização. Saúde do Trabalhador. Atenção primária à saúde. Educação em Saúde.

Resumo

RESUMO

 

Este relato de experiência analisa um conjunto de atividades pedagógicas baseadas na realização de um diagnóstico de demandas ocupacionais no território de Vila Santa Isabel, distrito da cidade de Ibicaraí – Bahia e subsequente implementação de uma intervenção em saúde com trabalhadores gaioleiros. Tais atividades foram propostas pelo componente curricular Saúde e Trabalho do curso de Bacharelado Interdisciplinar em Saúde. O diagnóstico das demandas ocupacionais foi obtido por meio de técnicas de observação direta e participante seguindo as etapas de: territorialização, análise de situação de saúde, caracterização do perfil produtivo e análise ergonômica do trabalho. O projeto de intervenção foi planejado a partir de ferramentas da educação popular. As atividades pedagógicas permitiram o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades importantes para a atuação no campo da Saúde do Trabalhador. A experiência possibilitou a identificação do trabalho como um importante determinante da saúde e a realização de uma intervenção de educação em saúde coerente às demandas prioritárias da população.

 

Palavras-Chave:Territorialização. Saúde do Trabalhador. Atenção primária à saúde.Educação em Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luiza Caires Comper, Universidade Federal do Sul da Bahia

Doutora em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo (Unicid, 2013- 2015), Professora Adjunta da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Campus Jorge Amado. Professora do Programa de Mestrado em Saúde, ambiente e biodiversidade. Pesquisadora integrante do Programa Integrado de Estudos em Saúde Coletiva (UFSB) e do Grupo de Estudos em Saúde do Trabalhador (Unicid).

Lohana Guimarães S Souza, Universidade Federal do Sul da Bahia

Discente do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), membro do Núcleo de Estudos em Semiologia e Propedêutica Clínica da Universidade Federal do Sul da Bahia (NESPc/UFSB) e pesquisadora do acesso e da qualidade da atenção básica na saúde do trabalhador sob a perspectiva dos profissionais que compõe as equipes NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) da microrregião de Ilhéus-Itabuna. Feminista, ativista em questões de gênero e violência contra a mulher, ativista pela humanização da assistência à saúde, defensora dos Direitos Humanos, dos direitos da mulher e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Maísa Miranda Coutinho, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduanda do Bacharel Interdisciplinar em Saúde da Universidade Federa do Sul da Bahia no campus Jorge Amado em Itabuna-BA. Participa do grupo de pesquisa que avalia a efetividade de um programa educativo em saúde do trabalhador para profissionais do NASF e é integrante do Núcleo de Estudos em Semiologia e Propedêutica Clínica (NESPc). Concluiu o ensino médio no Colégio Estadual Roberto Langer Junior em Curitiba-PR.

Gustavo Bruno Bicalho Gonçalves, Universidade Federal do Sul da Bahia

Bacharel em Fonoaudiologia e Psicologia, Mestre em Educação (UFMG) em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ).

Downloads

Publicado

2020-05-16

Como Citar

Comper, M. L. C., Souza, L. G. S., Coutinho, M. M., & Gonçalves, G. B. B. (2020). DIAGNÓSTICO DE DEMANDAS OCUPACIONAIS NO TERRITÓRIO E INTERVENÇÃO EM SAÚDE DO TRABALHADOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. REVISE - Revista Integrativa Em Inovações Tecnológicas Nas Ciências Da Saúde, 4(00). https://doi.org/10.46635/revise.v4i00.1818