INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO:

RELATO DA CÂMARA DE EXTENSÃO DO CCJE/UFRJ & O CASE DE DISCIPLINAS MISTAS DE ENSINO-PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

  • Renata Bastos da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Docente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) https://orcid.org/0000-0001-8259-6968
  • Sandra Maria Becker Tavares Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Palavras-chave:

pedagogia, disciplina mista, universidade pública

Resumo

O relato diz respeito à criação de disciplinas mistas de ensino-pesquisa e extensão, para graduandos da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Como exemplo, as autoras apresentam um Case, relacionando as instâncias administrativas, normatizações e os processos didático-pedagógicos envolvidos para implantar, no curso de graduação em Curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social – GPDES, uma disciplina mista intitulada Introdução à Pesquisa e Extensão. Bem como, salientamos a criação da Câmara de Extensão no âmbito do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, CCJE da UFRJ. O objetivo do texto é compartilhar e historiar o processo realizado para tal, assim como ressaltar a importância do tripé universitário ensino-pesquisa e extensão para a manutenção de experiências discentes e docentes tanto em termos teóricos e metodológicos, de forma a permitir a reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira.

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Biografia do Autor

Renata Bastos da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro/ Docente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR)

Professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR), da área de Administração Pública - Evolução Histórica e Realidade Atual da Administração Pública no Brasil. Membro da Câmara de Extensão da Decania do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE/UFRJ). Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2014), com o projeto “O pensamento educacional brasileiro e a gestão democrática na escola: uma breve experiência”. Doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) (2012), com a pesquisa sobre Caio Prado Júnior na política 1947-1948. Mestrado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) (1998), quando examinou os antecedentes da crise de 1929 através dos escritos dos pensadores José Carlos Mariátegui e John Maynard Keynes. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possui Licenciatura em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UNIRIO). Colabora para o Centro de Estudios La Mujer en la História de América Latina. Faz parte do conselho consultivo da Cátedra Mariátegui. É membro fundador da International Gramsci Society do Brasil (IGS/Brasil). Foi Coordenadora, em 2007, da Secretaria de Educação Municipal de São Gonçalo, quando organizou o conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB..Autora do livro: Lord Keynes pelo AmautaMariátegui: A crítica da Economia de Keynes na Política de Mariátegui. Jundiaí(SP): PACO Editorial, 2019. http://lattes.cnpq.br/2570523947660949

 

Sandra Maria Becker Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) do Instituto de Relações Internacionais e Defesa (IRID), smbtav@gmail.com

Referências

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Arquivos adicionais

Publicado

28.07.2022

Como Citar

Bastos da Silva, R., & Becker Tavares, S. M. . (2022). INSERÇÃO CURRICULAR DA EXTENSÃO: : RELATO DA CÂMARA DE EXTENSÃO DO CCJE/UFRJ & O CASE DE DISCIPLINAS MISTAS DE ENSINO-PESQUISA E EXTENSÃO. Revista Extensão, 22(1), 17–22. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/revistaextensao/article/view/2844

Edição

Seção

DOSSIÊ - Curricularização da Extensão: diretrizes, metodologias e experiências