EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM COMUNIDADE INDÍGENA:

Diálogos e Saberes ancestrais, um relato de experiências em tempo de pandemia, Manaus-Amazonas

Autores

  • Joelma Carvalho Universidade do Estado do Amazonas
  • Danielle Marian Araújo dos Santos Universidade do Estado do Amazonas
  • Zilmara Rocha da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Vitor Cesar Cardoso da Silva Universidade do Estado do Amazonas
  • Rucian da Silva Vilácio Universidade do Estado do Amazonas

Palavras-chave:

Extensão universitária, Comunidades indígenas, Pandemia

Resumo

  •  Este relato apresenta experiência de uma prática extensionista vivenciada no período da pandemia, em uma comunidade indígena na região metropolitana de Manaus. Trata-se de um estudo de abordagem etnográfica, de cunho bibliográfico e participativa, em período de Covid-19, realizado nos meses de janeiro a maio de 2021.  O estudo contou com 10 participantes indígenas na faixa etária de 20 a 45 anos. Para realizar o levantamento dos dados usamos ambiente virtual, com uso de questionário via Google forms, Whatsapp, Google meeting e captura de imagens por meio do celular. Os resultados apontam que o setor do turismo foram o mais atingidos e como estratégias realizamos oficinas para inserção de atividades agrícolas e de elaboração coletiva de um folder informativo, com dados da comunidade para prospectar as atividades culturais, por meio das redes sociais. Como função social, a atividade extensionista possibilitou contribuições para os professores, estudantes, extensionistas e para os comunitários, participantes do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Carvalho, Universidade do Estado do Amazonas

Professora Doutora da Universidade do Estado do Amazonas

Danielle Marian Araújo dos Santos, Universidade do Estado do Amazonas

Professora Doutora da Universidade do Estado do Amazonas UEA.

Zilmara Rocha da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmica do curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas

Vitor Cesar Cardoso da Silva, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmica do curso de Geografia da Universidade do Estado do Amazonas

Rucian da Silva Vilácio, Universidade do Estado do Amazonas

Acadêmico do Curso de Engenharia de Produção da Universidade do Estado do Amazonas

Referências

ARROYO, Daniela Munerato Piccolo; ROCHA, Maria Silvia Pinto De Moura Librandi Da. Meta-avaliação de uma extensão universitária: estudo de caso. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 15, n. 2, pág. 131-157, 2010.

BREVES, Valéria da Rocha. Identidade Sateré-Mawé no contexto urbano: língua, sentido, e fronteiras da diferença. 2019. 177 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.

CARDOZO, Jasmine; LEITON, Carlos Merizalde. Mesa Redonda: Geoturismo e as comunidades. YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UE1lVGKwgRU&list=PLvAu_cGwf16hReStgBk4Pkt1jlLzMTWR1&index=5&t=1655s>. Acesso em: 19 ago. 2020.

CARVALHO, Joelma Monteiro de. Ritual de passagem: das terras indígenas às áreas urbanas dos Sateré-Mawé / Joelma Monteiro de Carvalho. – Manaus (AM): Editora UEA, 2019.

CARVALHO, Joelma Monteiro de. Sateré-Mawé e Sámi: Culturas Indígenas Ancestrais Sob o Olhar do Turismo Étnico. 2020. Tese (Doutorado em Turismo e Hotelaria) - Universidade do Vale do Itajaí, Balneário Camboriú, 2020.

FORPROEX. Fórum De Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM, mai. 2012. Disponível em: <http://www.renex.org.br/documentos/2012-07-13-Politica- Nacional-de-Extensao.pdf>. Acesso em: 10 abril. 2021.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Editora Paz e Terra, 2014.

GIL, Antônio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - Atlas, São Paulo, 2002.

GRÜNEWALD. Rodrigo de Azeredo. Turismo e Etnicidade. Horizontes e Antropológicos, Porto Alegre, n.20, p.141-159, out. 2003.

NOGUEIRA, Maria das Dores Pimentel. Políticas de extensão universitária brasileira. Editora UFMG, 2005.

PALUDO, Elias Festa. Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, v. 17, n. 2, p. 44-53, 2020.

ROCHA, Eliza Emília Rezende Bernardo. A Pesquisa Participante e seus Desdobramentos - Experiências em Organizações Populares. Anais do 2º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, Belo Horizonte, set. 2004.

ROCHA, Karol. Luto na Educação: perda de educadores para a Covid-19 é danos irreparável aos amazonenses. Acritica.com. Disponível em: <https://www.acritica.com/channels/manaus/news/luto-na-educacao-perda-de-educadores-para-a-covid-19-e-dano-irreparavel-amazonenses>. Acesso em: 14 de abr. 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida decente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004.

DOS SANTOS, Danielle Mariam Araujo; CARVALHO, Joelma Monteiro de; TRICÁRICO, Luciano Torres. Patrimônio imaterial e o turismo étnico em comunidade indígena, em Iranduba, Amazonas. Turismo e Sociedade, Curitiba, v. 12, n. 3, p. 16-35, set-dez. 2019. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/turismo/article/view/69779>. Acesso em: 16 de out. 2020.

SANTOS, Luciano Cardenes. Sahu-apé e o turismo em terras e comunidades indígenas. 2010. 257 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2010.

SÍVERES, Luiz. O princípio da aprendizagem na extensão universitária. A extensão universitária como um princípio de aprendizagem. Brasília: Liber Livro, p. 19-31, 2013.

UNICEF. Enfrentamento da cultura do fracasso escolar. UNICEF no Brasil. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/relatorios/enfrentamento-da-cultura-do-fracasso-escolar>. Acesso em: 6 de abr. 2021.

Arquivos adicionais

Publicado

28.07.2022

Como Citar

Carvalho, J., Araújo dos Santos, D. M. ., Rocha da Silva, Z. ., Cardoso da Silva, V. C., & da Silva Vilácio, R. (2022). EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM COMUNIDADE INDÍGENA: : Diálogos e Saberes ancestrais, um relato de experiências em tempo de pandemia, Manaus-Amazonas. Revista Extensão, 22(1), 135–141. Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/seer/index.php/revistaextensao/article/view/2850