Estudo a partir da fundamentação das ciências humanas em Dilthey: implicações para a educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i1.1351

Palabras clave:

Hermenêutica; Dilthey; Ciências humanas; Pedagogia; Educação.

Resumen

Nesse ensaio destacamos alguns elementos do horizonte filosófico diltheyano para pensar a educação. Dilthey se insere no território da educação, via pedagogia, pois considerava que a filosofia representa um instrumento teórico que serve de guia para a ação social do homem ou, em outras palavras, para a atividade pedagógica. Segundo nossa perspectiva, a educação é o principal objetivo da filosofia, pois a formação humana tem culminância no filosofar e este é efeito daquela, além disso, a filosofia diltheyana faz sua reflexão sobre pedagogia e sua cientificidade possível, tendo como contexto o confronto com o positivismo do século XIX e a fundação das ciências do espírito em contraposição às da natureza. É nesse sentido, que o problema da consciência histórica - e sua finitude, articula a autonomia da pedagogia, sem a influência do empirismo científico e as exigências da pedagogia tradicional.

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Biografía del autor/a

Mauricio Bueno da Rosa, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil.. Colaborador no Centro Universitário Internacional (UNINTER), Brusque – SC, Brasil..

Rosana Silva de Moura, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, Brasil.  Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil.

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Publicado

2020-02-12

Cómo citar

DA ROSA, Mauricio Bueno; DE MOURA, Rosana Silva. Estudo a partir da fundamentação das ciências humanas em Dilthey: implicações para a educação. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 1, p. 217–227, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i1.1351. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1351. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

artículos