As reviravoltas de um conceito: a crítica do “poder” em Michel Foucault

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i3.1814

Palabras clave:

Poder; Governo; Guerra; Diagnóstico do presente

Resumen

Nesse artigo, empreenderemos uma reflexão sobre a analítica do poder em Michel Foucault. Nossa intenção é percorrer a produção foucaultiana a partir de meados dos anos setenta até início dos anos oitenta, buscando compreender os deslocamentos ou “reviravoltas” pelos quais o conceito de poder sofreu ao longo do tempo. Procuraremos mostrar que é possível identificar três momentos na pesquisa de Foucault. Em primeiro lugar, ao tentar se afastar da tradicional compreensão jurídica-discursiva do poder, ele introduz uma análise inédita a respeito da dinâmica do poder disciplinar e dos micropoderes que compõem o campo social. Pode-se considerar esse um deslocamento, de modo geral, em relação à tradição política ocidental. Com o curso Em defesa da sociedade encontramo-nos diante de uma modificação na compreensão do poder, ao identificá-lo como guerra ou luta. Por fim, com a introdução dos conceitos de biopoder/biopolítica, Foucault é levado a uma grande expansão de suas pesquisas, tematizando conceitos que não faziam parte de seu interesse até então, como, por exemplo, o conceito de Estado. É nesse contexto que o conceito de governo fará sua entrada nas reflexões de Foucault. Entendemos que o conceito de governo se configura como um refinamento e, igualmente, deixa mais ampla e complexa sua análise do poder a fim de dar conta do presente político.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renato Alves Aleikseivz, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Curitiba – PR, Brasil.

Citas

CANDIOTTO, Cesar. Cuidado da vida e dispositivos de segurança: a atualidade da biopolítica. In: Castelo Branco. G; Veiga-Neto, A. (organizadores) Foucault: filosofia & política. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

CASTRO-GOÌMEZ, Santiago. Historia de la gubernamentalidad. RaÌzon de Estado, liberalismo y neoliberalismo en Michel Foucault. BogotaÌ: Siglo del Hombre Editores, 2010.

DARDOT, Pierre.; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal, trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2016.

DELEUZE, Gilles. Conversações, trad. Peter Pál Pelbart. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, GILLES. Foucault, trad. Claudia Sant‘Anna Martins. São Paulo: Brasiliense, 2005.

DREYFUS, Hubert; RANINOW, Paul. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica, trad. Vera Porto Carrero e Gilda Gomes Carneiro, 2.ed., rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.

DUARTE, André. Vidas em risco: Crítica do presente em Heidegger, Arendt e Foucault. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: A vontade de saber, trad. Maria Thereza da Costa Albuquerque e J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

FOUCAULT, Michel. Dits et eÌcrits (1954 -1988). Paris: Gallimard, 2001, 2 vol.

FOUCAULT, Michel. Nascimento da biopolítica, trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008a.

FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população, trad. Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.

FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade, trad. Maria Ermantina Galvão. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010a.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. Nascimento da prisão, trad. Raquel Ramalhete. Petrópolis: Vozes, 2010b.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico; As heterotopias, trad. Salma Tannus Muchail. São Paulo: n-1 Edições, 2013a.

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o poder. Em: DREYFUS, H; RANINOW, P. Michel Foucault: uma trajetória filosófica. Para além do estruturalismo e da hermenêutica, trad. Vera Porto Carrero e Gilda Gomes Carneiro, 2.ed., rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013b.

HOBBES, Thomas. Leviatã, trad. João Paulo Monteiro, Maria Beatriz Nizza da Silva. São Paulo: Abril Cultural, 1974.

LUKES, Steven. Power: a radical view. London: Macmillan Press, 1974.

STIVAL, Monica Loyola. Governo e poder em Foucault. Trans/Form/Ação, Marília, v. 39, n. 4, p.107-126, Out./Dez., 2016.

Publicado

2020-10-20

Cómo citar

ALEIKSEIVZ, Renato Alves. As reviravoltas de um conceito: a crítica do “poder” em Michel Foucault. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 83–97, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i3.1814. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1814. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

artículos