A crítica de Heidegger à estética em A origem da obra de arte (Der Ursprung des Kunstwerkes, 1936)

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i1.2190

Palabras clave:

Heidegger; A Origem da Obra de Arte; Ontologia da obra de arte; Metafísica; Estética.

Resumen

O seguinte artigo tem por objeto apresentar e desenvolver a crítica de Martin Heidegger à estética a partir do ensaio A Origem da Obra de Arte (Der Ursprung des Kunstwerkes, 1936).  Para o pensamento heideggeriano a estética, enquanto herdeira dos paradigmas metafísicos, mata o que há de essencial na arte (a sua verdade ontológica) ao tomá-la fundamentalmente como um objeto capaz de provocar e impactar a sensibilidade do sujeito contemplador.  Conforme acompanharemos em nosso percurso, Heidegger traça a origem (Ur-sprung) de tal concepção nos primeiros sistemas filosóficos ocidentais com Platão e Aristóteles e o seu desenvolvimento nos momentos iniciais da modernidade com Descartes e os demais herdeiros de seu pensamento. Uma vez que ao concebermos as obras de artes já nos encontramos no cerne de sedimentações históricas, faz-se necessário mergulhar em tais sedimentações em vista de desenvolver as potencialidades ali adormecidas. É esse o convite que Heidegger nos faz e que aqui também fazemos ao leitor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luan Alves dos Santos Ribeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutorando em Filosofia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre – RS, Brasil.

Citas

AGOSTINHO, Santo. Confissões. Trad.: Frederico Ozanam Pessoa de Barros. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2017.

ARISTÓTELES. Metafísica. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

ARISTÓTELES. Poética. Terceira Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2008.

BAUMGARTEN, Alexander. A Estética. In: BAUMGARTEN, Alexander. A Lógica da Arte e do Poema. Petrópolis: Editora Vozes, 1993.

CARNEIRO LEÃO, Emmanuel. Apresentação. In ANAXIMANDRO, PARMÊNIDES e HERÁCLITO. Os Pensadores Originários. Petrópolis: Vozes de Bolso, 2017.

DESCARTES, René. Meditações Metafísicas. In: DESCARTES, René. Descartes (Col. Os Pensadores). São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

DUARTE, Irene Borges. Prólogo à edição portuguesa. In HEIDEGGER. Caminhos de Floresta. Terceira edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014

KANT, Immanuel. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 1993.

NUNES, Benedito. Hermenêutica e Poesia: O pensamento Poético. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.

NUNES, Benedito. Passagem Para o Poético: Filosofia e Poesia em Heidegger. São Paulo: Editora Ática, 1986.

HADOT, Pierre. O Véu de Ísis: Ensaio Sobre a História da Ideia de Natureza. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

HAAR, Michel. A Obra de Arte: Sobre a Ontologia das Obras. Rio de Janeiro: DIFEL, 2007.

HUME, David. Do Padrão do gosto. In: HUME, David. A Arte de Escrever Ensaio. Trad. Márcia Suzuki e Pedro Paulo Pimenta. São Paulo: Iluminuras, 2008.

HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte. In: HEIDEGGER, Martin. Caminhos de Floresta. 3ª Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014a.

HEIDEGGER, Martin. O Tempo da Imagem do Mundo. In: HEIDEGGER, Martin. Caminhos de Floresta. Terceira edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2014b.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Col. Multilíngues de Filosofia Unicamp. 1ª reimpressão. Trad. Fausto Castilho. Petrópolis: Vozes, 2014c.

HEIDEGGER, Martin. Que é uma coisa? Trad. Carlos Morujão. Lisboa: Edições 70, 1992.

HEIDEGGER, Martin. Vontade de poder como arte. In: HEIDEGGER, Martin. Nietzsche I. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

PLATÃO. A República. Décima Edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.

SILVA, Idalina; CASTRO, Manuel de. Notas de tradução. In. HEIDEGGER. A Origem da Obra de Arte. Trad.: Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010.

VATTIMO, Gianni. Introdução a Heidegger. Lisboa: Instituto Piaget, 1996.

ZARADER, Marlène. Heidegger et les paroles de l'origine. Paris: Vrin, 1986.

Publicado

2021-02-01

Cómo citar

ALVES DOS SANTOS RIBEIRO, Luan. A crítica de Heidegger à estética em A origem da obra de arte (Der Ursprung des Kunstwerkes, 1936). Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 301–319, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i1.2190. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2190. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

artículos