A hermenêutica niilista de Vattimo: da fabulação do mundo à história como história da salvação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v25i2.5321

Palabras clave:

Hermenêutica niilista; fabulação; história da salvação; Vattimo.

Resumen

Nesse artigo buscamos problematizar a questão da verdade metafísica a partir do pensamento de Gianni Vattimo e sua proposta de uma hermenêutica niilista. Nesse sentido, abordamos a atualidade do problema e colocamos para reflexão a possibilidade de fabulação do mundo e uma concepção de história diversa daquela linear. Na tratativa da hermenêutica é conveniente destacar que a dicotomia sujeito e objeto deve ser superada afinal, antes de sujeito e objeto, há um mundo de sentido que, por sua vez, possibilita o encontro significativo entre eles. Nessa realidade, o passado não está fechado, pronto e acabado, mas podemos retornar a ele enquanto intérpretes. O eterno retorno desestrutura a pretensão de verdade do sujeito metafísico colocando-o sempre nessa condição de abertura, de interpretatividade diante daquilo que nunca se encontra superado. Assim, a hermenêutica é niilista, não somente ao corroer qualquer estabilidade da verdade interpretativa, mas mostrando que antes do sujeito há um horizonte histórico dado e que independe de suas “verdades”. O interprete que colabora nessa construção do conhecimento é o ser humano emancipado e que tem coragem de se colocar num mundo plural, sem medo, um mundo menos unitário, e por isso, menos tranquilo. Não há, contudo a defesa de um relativismo, afinal, o fato de reconhecer que a verdade é interpretação não quer dizer que tudo deva ser aceito. A interpretação tem de ser qualificada. Assim, a história enquanto história da salvação é criatividade e deve apontar para o simbólico, para aquilo que é sempre possível e que se dá como abertura de significado da letra e do texto.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Douglas Willian Ferreira, Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ)

Doutor(a) em Ciências da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Juiz de fora – MG, Brasil.

Citas

DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1995.

FERREIRA, Vicente de Paula. Cristianismo não religioso no pensamento de Gianni Vattimo. Aparecida, SP: Editora Santuário, 2015.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna, Uma Pesquisa sobre as Origens da Mudança Cultural. São Paulo: Loyola, 1992.

HEIDEGGER, Martin. Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2008.

JASMIN, Marcelo Gantus. Alexis de Tocqueville: a história como ciência da política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2005.

LÖWITH, Karl. Heidegger, pensador de um tiempo indigente: Sobre la posición de la filosofia en el siglo XX. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2006.

NETO, João Evangelista Tude de Melo. O eterno retorno do mesmo e a subversão da noção de fatalismo. Discurso, v. 48, n. 2 (2018), pp. 121–133. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/discurso/article/view/150913. Acesso em: 16 set. 2019.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Tradução, notas e posfácio de Paulo César de Oliveira. São Paulo: Cia das Letras, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. Fado e História. In: Genealogia da Moral. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

PIEPER, Frederico. A vocação niilista da hermenêutica. Gianni Vattimo e religião. Tese de doutorado. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2007.

ROCHA, Alessandro Rodrigues. Filosofia, religião e pós-modernidade: uma abordagem a partir de Gianni Vattimo. São Paulo: Ideias e letras, 2013.

VATTIMO, Gianni. Acreditar em acreditar. Lisboa: Relógio D’água, 1998.

VATTIMO, Gianni. Adeus à verdade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

VATTIMO, Gianni. A sociedade transparente. Lisboa: Relógio d’Água, 1992.

VATTIMO, Gianni. As aventuras da diferença: o que significa pensar depois de Nietzsche

e Heidegger. Lisboa: Edições 70, 1988.

VATTIMO, Gianni. Depois da cristandade, por um cristianismo não religioso. Rio de Janeiro: Record, 2004.

VATTIMO, Gianni. Diálogo com Nietzsche: Ensaios 1961-2000. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

VATTIMO, Gianni. Ética de la interpretación. Barcelona: Paidós, 1991.

VATTIMO, Gianni. O sujeito e a máscara. Petropólis: Vozes, 2017.

VATTIMO, Gianni. Para além da interpretação, o significado da hermenêutica para a filosofia. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1999.

VATTIMO, Gianni; GIRARD, René. Cristianismo e Relativismo, Verdade ou fé frágil? Aparecida, SP: Editora Santuário, 2010.

Publicado

2025-06-20

Cómo citar

FERREIRA, Douglas Willian. A hermenêutica niilista de Vattimo: da fabulação do mundo à história como história da salvação. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 161–173, 2025. DOI: 10.31977/grirfi.v25i2.5321. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/5321. Acesso em: 26 jul. 2025.

Número

Sección

artículos