A pedagogia de Paulo Freire e seus horizontes indicativos para uma dialogicidade igualitária e personalista

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v9i1.596

Palabras clave:

Educação; Personalismo; Autonomia; Diálogo.

Resumen

O presente artigo busca apresentar a perspectiva educativa de Paulo Freire a partir da relação com o personalismo de Emmanuel Mounier. O ponto de destaque em tal relação é a visão da construção de uma educação pautada na autonomia e na abertura à comunidade, uma educação não meramente técnica, mas que seja capaz de preparar o ser humano para o fazer e para o ser. Esta educação, segundo Paulo Freire, não pode esquecer a importância do Protagonismo do educando no processo educativo, deve ser fundamentada no diálogo e sempre aberta a refletir a vida concreta que se manifesta no ambiente onde o processo educativo está se desenvolvendo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Antonio Marcos Chagas, Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS)

Mestre em Educação, Especialista em Filosofia, professor e coordenador do Curso de Teologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS), Ceará – Brasil.

Antonio Glauton Varela Rocha, Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS)

Mestre em Filosofia, professor e coordenador do Curso de Filosofia da Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS), Ceará – Brasil.

Citas

D’ARCAIS, Flores (ed.), Pedagogia personalistiche e/o pedagogia della persona. Brescia: La Scuola, 1994.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987.

GADOTTI, M. Leggendo Paulo Freire. Sua vita e opera. Torino: SEI, 1995.

GEVAERT, J. Il problema dell’uomo. Introduzione all’antropologia filosofica. . Torino: Elle di Ci, Leumann,1992.

GROPPO, G. Teologia dell’educazione. Origine, identità, compiti. Roma: Las, 1991.

MOUNIER, E. Il Personalismo. Roma: AVE, 1987.

MOUNIER, E. Manifesto ao Serviço do Personalismo. Lisboa: Moraes, 1967.

MOUNIER, E. Personalismo. São Paulo: Martins Fontes, 1976.

NANNI C., Educazione e pedagogia in una cultura che cambia. Roma: LAS, 1992.

NANNI, C. L’educazione tra crisi e ricerca di senso. Un approccio filosófico. Roma: LAS, 1990.

NOVOA, C.A.T. (ed.). Leitura crítica de Paulo Freire. S. Paulo: Loyola, 1981.

ROCHA, A. G. V. Emmanuel Mounier: Antropologia e Filosofia Política a serviço da dignidade humana. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

Publicado

2014-06-15

Cómo citar

CHAGAS, Antonio Marcos; ROCHA, Antonio Glauton Varela. A pedagogia de Paulo Freire e seus horizontes indicativos para uma dialogicidade igualitária e personalista. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 99–115, 2014. DOI: 10.31977/grirfi.v9i1.596. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/596. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

artículos