A divisão das belas artes: Kant e Hegel

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31977/grirfi.v18i2.979

Palabras clave:

Arte bela; Gênio; Artes particulares; Kant; Hegel.

Resumen

O presente artigo aborda numa perspectiva filosófica a relação entre a divisão das artes belas propostas por Kant e Hegel. Objetiva explicitar as aproximações e distanciamentos entre a divisão das belas artes apresentadas pelos filósofos citados, apontando suas semelhanças e diferenças. Fundamenta sua análise nas obras Crítica da Faculdade do Juízo de 1790 e Cursos de Estética de 1820-21, respectivamente elaboradas por Immanuel Kant e Friedrich Hegel. Realiza uma análise comparativa entre a divisão das artes belas kantiana e hegeliana. Apresenta inicialmente a divisão das artes belas na perspectiva kantiana, abordando o conceito de arte bela, sua classificação e sua hierarquia, segundo o filósofo de Königsberg. Em seguida, expõe a divisão das artes segundo Hegel, apresentando o seu conceito de belo artístico, as formas de arte simbólica, clássica e romântica, expondo e analisando também as artes particulares de acordo com o filósofo de Stuttgart. Conclui afirmando que, apesar das diferenças entre ambas análises sobre a divisão das belas artes, tais como a defesa de Hegel em relação belo artístico e a de Kant ao belo natural, a afirmação hegeliana que há uma ciência do belo enquanto a concepção kantiana é de que não há ciência do belo, por exemplo, os filósofos em destaque concordam, entre outros aspectos, que a poesia ocupa o lugar mais alto na hierarquia das belas artes, sendo a mais livre e espiritual delas.

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Biografía del autor/a

Zilmara de Jesus Viana de Carvalho, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), São Paulo – SP, Brasil. Professora de Filosofia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), São Luis – MA, Brasil.

Danielton Campos Melonio, Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutorando em Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil. Professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Pinheiro – MA, Brasil. 

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Publicado

2018-12-16

Cómo citar

CARVALHO, Zilmara de Jesus Viana de; MELONIO, Danielton Campos. A divisão das belas artes: Kant e Hegel. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 198–216, 2018. DOI: 10.31977/grirfi.v18i2.979. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/979. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

artículos