Bom dia Teeteto: Por um pensamento imanente

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i2.1472

Mots-clés :

Filosofia da educação; Filosofia da diferença; Formação docente.

Résumé

Esse artigo, de natureza filosófica, tem como objeto de estudo a crítica do modelo de pensamento representacional e dogmático efetivada pelo filósofo Gilles Deleuze. A pesquisa bibliográfica tem como horizonte teórico a filosofia da diferença, com foco no legado deleuziano. O autor apresenta pressupostos que constituem o pensamento representacional na forma de postulados. São oito postulados, a saber: o da Cogitatio Universalis (“pensar naturalmente”), o ideal do senso comum, o modelo da recognição, o elemento da representação, o negativo do erro, o privilégio da designação, a modalidade das soluções e o resultado do saber. Cabe aqui apontar contornos desses postulados que evidenciam a imagem dogmática do pensamento - imagem traidora do que significa pensar. Essa imagem modelar possui fortes ressonâncias no universo educacional contemporâneo. Trata-se, portanto, de efetivar, em sintonia com Deleuze, uma crítica às imagens dogmáticas do pensamento e de seus limites que frequentemente despotencializam o pensar, o pensar a educação e, por extensão, a própria vida.

 

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Biographie de l'auteur

Jose Rogerio Vitkowski, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil. Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, (UEPG), Ponta Grossa – PR, Brasil.

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Publiée

2020-06-12

Comment citer

VITKOWSKI, Jose Rogerio. Bom dia Teeteto: Por um pensamento imanente. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 30–38, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i2.1472. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1472. Acesso em: 22 déc. 2024.

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