Dos milagres ou das crenças causais ilegítimas, em David Hume

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i2.1486

Mots-clés :

Milagres; Prova; Método Experimental; Causalidade; Hume.

Résumé

Abordaremos aqui as crenças causais em milagres a partir do método experimental usado por Hume a fim de saber se tais crenças podem ser ditas legítimas ou não. Dessa forma, teremos duas possibilidades: ou os critérios usados para julgar crenças causais confirmam a legitimidade de milagres, e então teremos que assumir que tais critérios são demasiados falhos ao dar conta da natureza dos milagres – uma vez que são contrários à experiência. Ou, então, os critérios usados para julgar crenças causais não permitirão conferir um estatuto de legitimidade aos milagres, e assim teremos uma base razoável para julgar crenças causais legítimas. Defenderemos, a partir dos textos de Hume, esta segunda hipótese com o seguinte argumento: uma crença para ser dita legítima tem que ter o estatuto de prova, a crença em milagre jamais poderá ser uma prova, logo, a crença em milagre jamais poderá ser dita legítima.

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Biographie de l'auteur

Rubens Sotero Santos, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa – PB, Brasil.

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Publiée

2020-06-12

Comment citer

SANTOS, Rubens Sotero. Dos milagres ou das crenças causais ilegítimas, em David Hume. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 99–108, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i2.1486. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1486. Acesso em: 22 déc. 2024.

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