Compreendendo a noção de experiência corporal em Merleau-Ponty: contribuições para a educação

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v20i2.1752

Mots-clés :

Merleau-Ponty; Fenomenologia; Percepção; Educação; Arte.

Résumé

A partir da fenomenologia de Merleau-Ponty podemos perceber que o ponto de vista da corporeidade se relaciona diretamente com o desafio da educação, o corpo não é tomado como um objeto no espaço e no tempo, ou então em movimento, definido exclusivamente como um conjunto de partes. A relação entre filosofia e arte se faz fundamental para pensar a formação humana e a educação nos termos que estamos pesquisando aqui, pois trata-se da própria fundamentação do conhecimento, a partir de uma atitude de experiência perceptiva com o mundo no qual estamos inseridos.  Com isso, neste artigo demonstraremos que a arte se aproxima da filosofia e da educação, pois é impossível filosofar renegando a condição humana, posto que essa ação pretende desvelar o sentido original do ser. Portanto, ao invés de negá-la, é necessário assumi-la. Ao final, debruçados nas pesquisas de Merleau-Ponty, poderemos compreender a árdua tarefa que é defrontar o mistério da sensibilidade na esfera da educação, admitir a arte enquanto tarefa infinita e a filosofia como uma reflexão inacabada, além de identificar as ambiguidades e contradições que permeiam nossas vidas.

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Biographie de l'auteur

Mauricio Bueno da Rosa, Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (FATECIE)

Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis – SC, Brasil. Colaborador da Faculdade de Tecnologia e Ciências do Norte do Paraná (FATECIE), Paranavaí – PR, Brasil.

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Publiée

2020-06-12

Comment citer

DA ROSA, Mauricio Bueno. Compreendendo a noção de experiência corporal em Merleau-Ponty: contribuições para a educação. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 20, n. 2, p. 347–359, 2020. DOI: 10.31977/grirfi.v20i2.1752. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/1752. Acesso em: 22 déc. 2024.

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