As cartas de Nietzsche: educação e arte como instrumento de combate a favor da cultura

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i1.2152

Mots-clés :

Arte; Educação; Cultura; Guerra.

Résumé

O texto a seguir é fragmento de um trabalho de doutorado e abordará um período específico da vida do jovem Nietzsche, quando ele atuou como soldado-enfermeiro na guerra franco-prussiana. Foi o momento da escrita do seu primeiro livro O nascimento da tragédia. A luta pela cultura figurou como a arma utilizada para vigorar a favor de sua elevação. Visava-se que ela retomasse os clássicos da Antiguidade e da Alemanha como horizontes para orientar um pensamento como “instrumento de combate”. Para além dessa vivência direta na guerra, essas missivas fazem referência à arte, sobretudo a musical que, no nosso entendimento, figurava como meio educativo. É válido salientar que vários momentos da vivência cotidiana de Nietzsche, suas ocupações, criações, brigas, dúvidas, sofrimentos, trabalhos; todas foram molas impulsionadoras do seu pensamento e da constituição de uma personalidade que aprendeu e criou formas de educar a si mesmo e também gerou um instrumental para pensar e confrontar o modo de vida dominante em seu tempo.

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Biographie de l'auteur

Enock da Silva Peixoto, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro – RJ, Brasil.

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Publiée

2021-02-01

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DA SILVA PEIXOTO, Enock. As cartas de Nietzsche: educação e arte como instrumento de combate a favor da cultura. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 320–330, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i1.2152. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2152. Acesso em: 22 déc. 2024.

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