A ciência pode tudo? Considerações éticas sobre tecnobiociência e valores a partir de Hans Jonas

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v21i3.2471

Mots-clés :

Tecnobiociência; Valores; Ciência; Hans Jonas; Responsabilidade.

Résumé

Nesse artigo pretende-se analisar a relação entre ciência e valores a partir da filosofia de Hans Jonas. Parte-se de uma análise da mudança identificada pelo autor no que tange ao novo status do saber na modernidade, que dá origem à chamada tecnobiociência, nascida da articulação entre saber e fazer, em vista de um novo poder. Trata-se de mostrar como a antiga formulação do conhecimento como contemplação deu lugar à ideia utilitarista de conhecimento como exploração, embora em tal versão, mantenha-se a reivindicação de neutralidade e de liberdade absoluta, própria da antiga ilha moral representada pelo saber pré-moderno. Jonas argumenta a favor de uma articulação da tecnobiociência com a ética, a fim de fornecer os valores capazes de orientar o saber, o fazer e o poder na civilização tecnológica.

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Bibliographies de l'auteur

Jelson Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Doutor(a) em Filosofia prela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), São Carlos – SP, Brasil. Professor(a) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Curitiba – PR, Brasil.

Grégori de Souza, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR)

Mestrando(a) em Filosofia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR), Curitiba – PR, Brasil.

Références

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OLIVEIRA, Jelson. Da magnitude e ambivalência à necessária humanização da tecnociência segundo Hans Jonas. Cadernos IHU Ideias (UNISINOS), v. 176, 1-20, 2012.

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Publiée

2021-10-28

Comment citer

OLIVEIRA, Jelson; SOUZA, Grégori de. A ciência pode tudo? Considerações éticas sobre tecnobiociência e valores a partir de Hans Jonas. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 164–173, 2021. DOI: 10.31977/grirfi.v21i3.2471. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/2471. Acesso em: 22 déc. 2024.

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