Narração, arte e política de justa memória: Paul Ricoeur lido a partir de uma perspectiva brasileira
DOI :
https://doi.org/10.31977/grirfi.v24i1.3574Mots-clés :
Justa memória; Narração; Ideologia; Mito da democracia racial; História oficial.Résumé
Trata-se de analisar a conexão entre justa memória, narração e arte, lançando mão de uma abordagem que mescla filosofia e artes visuais. Partiremos da perspectiva do filósofo francês Paul Ricoeur sobre a justa memória, apresentada na obra A memória, a história, o esquecimento (2000), segundo a qual há uma ideologização institucionalizada da memória em que narrações são silenciadas ou distorcidas pela chamada história oficial. No processo de recuperação da justa memória, essas narrações precisam ser ouvidas, reconhecidas e valorizadas, descontruindo mecanismos abusivos que as silenciam com o intuito de produzir esquecimento ou que as manipulam visando distorcer os fatos em proveito de discursos hegemônicos. Em seguida, discutiremos como o mito da democracia racial brasileira é um exemplo de ideologização institucionalizada da memória, considerando principalmente as reflexões da filósofa brasileira Sueli Carneiro em Dispositivo de racialidade (2023). Por fim, mostraremos como as contranarrativas pictóricas de Elian Almeida, em especial a série Vogue (2020), atuam para fortalecer e difundir narrativas extraoficiais sobre o Brasil e que foram sufocadas pela história oficial.
Téléchargements
Références
ANDRADE, Deri. Conversa com artista: Elian Almeida e a performatividade do corpo negro. Projeto Afro, 24 set. 2020. Disponível em: https://projetoafro.com/editorial/entrevista/conversa-com-artista-elian-almeida-e-a-performatividade-do-corpo-negro/. Acesso em: 11 set. 2023.
CARNEIRO, Sueli. Dispositivo de racialidade: a construção do outro como não ser como fundamento do ser. Rio de Janeiro: Zahar, 2023.
FAZOLLA, Leandro. Elian Almeida. DASartes, ano 13, ed. 112, 2021.
FERNANDES, Florestan. A integração do negro na sociedade de classes. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1965.
FREYRE, Gilberto. O Brasil em face das Áfricas negras e mestiças. Rio de Janeiro: Federação das Associações Portuguesas, 1962.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Os impedimentos da memória. Estudos Avançados, v. 34, n. 38, p. 201-217, jan.-abr. 2020.
GOMES, Flávio; LAURIANO, Jaime; SCHWARCZ, Lilia. Enciclopédia negra. São Paulo: Companhia das Letras, 2021.
GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2020.
GONZALEZ, Lélia; HASENBALG, Carlos. Lugar de negro. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1982.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio. Democracia racial: o ideal, o pacto e o mito. Novos Estudos Cebrap, v. 3, n. 61, p. 147-162, nov. 2001.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
MICHEL, Johann. Peut-on parler d’une politique de l’oubli?, 2011. Disponível em: http://usagespublicsdupasse.ehess.fr/peut-on-parler-dune-politique-de-loubli/. Acesso em: 11 set. 2023.
PAULINO, Rosana; FELINTO, Renata. Violenta geometria. Revista Zum, n. 19. Disponível em: https://revistazum.com.br/revista-zum-19/violenta-geometria/. Acesso em: 11 set. 2023.
RICOEUR, Paul. A ideologia e a utopia. Tradução de Sílvio Rosa Filho e Thiago Martins. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Tradução de Alain François et al. Campinas: Editora Unicamp, 2007.
RICOEUR, Paul. La marque du passé. Revue de Métaphysique et de Morale, n. 1, jan.-mar, p. 7-31, 1998.
RICOEUR, Paul. O passado tinha um futuro. In: MORIN, Edgar (org.). A religação dos saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. p. 369-378.
SOUZA, Jessé. Democracia racial e multiculturalismo: a ambivalente singularidade cultural brasileira. Revista Estudos Afro-Asiáticos, n. 38, p. 135-155, dez. 2000.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. v. 1. Tradução de Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília: Editora UnB, 1999.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Leonardo Barros 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Les auteurs qui publient dans le Griot: Revista de Filosofia conserve les droits d'auteur et accorde au periodique le droit de première publication, avec l'œuvre simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License, permettant Le partage et l'adaptation, même à des fins commerciales, avec une reconnaissance régulière de la paternité et de la publication initiale dans ce journal. Lire la suite...