Arte e estética: o debate contemporâneo a partir de George Dickie

Auteurs

  • Guilherme Ronan de Souza E. Ferreira Universidade do Estado do Rio do Janeiro (UERJ)

DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v3i1.489

Mots-clés :

Estética; Definição da arte; Arte contemporânea.

Résumé

No artigo O mito da atitude estética, dentre outros trabalhos, o filósofo George Dickie se opõe a teses que circunscrevem a apreciação das obras de arte a determinados estados psicológicos centrados na noção de desinteresse prático e que fundamentariam o único espaço onde elas teriam significado enquanto tais. Nosso propósito aqui, num primeiro momento, será explicitar um dos aspectos pontuais desta crítica, qual seja, a análise e objeção ao conceito de “atitude estética” defendido por Jerome Stolnitz. Num segundo momento, questionaremos se, de modo geral, a objeção àquele conceito pode ser estendida ao valor da estética (não apenas vinculada à certa “atitude”), considerada irrelevante para a teoria institucional da arte, o centro da filosofia de Dickie. Nesta direção, retomaremos a antiga discussão sobre a demarcação de fronteiras entre estética e filosofia da arte, mas o faremos a partir da perspectiva de Dickie e, longe de esgotá-la, apenas indicaremos possíveis caminhos para a relação entre estas duas instâncias.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Guilherme Ronan de Souza E. Ferreira, Universidade do Estado do Rio do Janeiro (UERJ)

Mestrando em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Brasil, onde desenvolve pesquisa na área de Estética e Filosofia da Arte, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) – Brasil.

Références

DANTO, A. Marcel Duchamp e o fim do gosto: uma defesa da arte contemporânea. Ars, nº 12, São Paulo, p. 15-28, 2008.

DANTO, A. O filósofo como Andy Warhol. Ars, nº 4, São Paulo, p. 98-115, 2004.

DANTO, A. O mundo da arte. In: O que é arte? A perspectiva analítica. Trad. Carmo D'Orey. Lisboa: Dinalivro, 2007. p. 79-99.

DICKIE, G. Definindo arte: intensão e extensão. In: Estética: fundamentos e questões de Filosofia da Arte. KIVY, P. (Org.). São Paulo: Paulus, 2008. p. 63-83.

KIVY, P. Introdução à Estética: uma abordagem analítica. Lisboa: Bizâncio, 2008.

KIVY, P. Le mythe de l’attitude esthétique (1964). In: LORIES, D. (Org.). Philosophie analytique et esthétique. Paris: Klincksieck, p. 115-134, 1988.

KIVY, P. O que é arte?. In: O que é arte? A perspectiva analítica. Trad. Carmo D'Orey. Lisboa: Dinalivro, 2007. p. 101-118.

KIVY, P. The institutional theory of art. In: CARROLL, N. (Org.). Theories of art today. Madison: University of Wisconsin Press, 2000.

GREENBERG, C. A pintura moderna. In: BARTOCK, G. (Org.). A nova arte. Perspectiva, São Paulo, 1986. P. 95-106.

HEGEL, G. W. F. Estética: a idéia e o ideal; Estética: o belo artístico ou o ideal. Trad. Orlando Vitorino. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

KANT, I. Crítica da Faculdade do Juízo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

SOULAGES, F. Estética e método. Ars, São Paulo, nº 4, p. 19-41. 2004.

STOLNITZ, J. A atitude estética. In: O que é arte? A perspectiva analítica. Trad. Carmo D'Orey. Lisboa: Dinalivro, 2007. p. 45-60.

WOLLHEIM, R. A arte e seus objetos. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Téléchargements

Publiée

2011-06-14

Comment citer

FERREIRA, Guilherme Ronan de Souza E. Arte e estética: o debate contemporâneo a partir de George Dickie. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 22–35, 2011. DOI: 10.31977/grirfi.v3i1.489. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/489. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos