Arte e cultura em Herbert Marcuse: a fruição estética na cultura afirmativa

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.563

Mots-clés :

Cultura afirmativa; Estética; Sociedade; Civilização.

Résumé

Este artigo tem como objetivo trazer uma análise da noção de "cultura afirmativa" em Herbert Marcuse, estabelecendo algumas aproximações de sua teoria crítica com as reflexões a respeito da técnica empreendidas por Martin Heidegger. O que temos em mente é que a cultura forma a sociedade, constituindo a civilização. Mas será que podemos dizer que civilização e sociedade são a mesma coisa? Será que a cultura realmente é aquilo que forma a sociedade e a civilização? A preocupação que devemos ter, portanto, é tentar definir o que nos faz sermos humanos e o que nos faz viver em sociedade. Com esta análise, essencialmente bibliográfica, pretendemos mostrar que Marcuse pode nos apontar um caminho para a superação da "cultura afirmativa", buscando uma fruição estética que esteja acima das relações econômicas e ideológicas da sociedade burguesa.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Elemar Kleber Favreto, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( UNIOESTE), Praná – Brasil. Professor da Universidade Estadual de Roraima ( UERR), Roraima – Brasil.

Cristiane Bade Favreto, Universidade Estadual de Roraima (UERR)

Mestre em História pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná ( UNIOESTE), Paraná – Brasil. Professora da Universidade Federal de Roraima ( UFRR), Roraima – Brasil.

Références

ADORNO, T. W. ; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antônio de Almeida. 2º ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

HEIDEGGER, Martin. A questão da técnica. In: Ensaios e conferências. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 2002.

HEIDEGGER, Martin. Introdução à metafísica. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. 2º ed. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro; Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1978.

HORKHEIMER, Max. Filosofia e Teoria Crítica. In: Textos Escolhidos. São paulo: Cultura, 1968, p. 163. (Coleção Os Pensadores).

MARCUSE, Herbert. Sobre o caráter afirmativo da cultura. In: Cultura e Sociedade - Vol. 1. Trad. Wolfgang Leo Maar. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

MICHELAZZO, José Carlos. Do um como princípio ao dois como unidade: Heidegger e a reconstrução do real. São Paulo: FAPESP: Annablume, 1999.

SILVA, Rafael Cordeiro. A arte e reconciliação em Herbert Marcuse. Trans/Form/Ação, São Paulo, Vol. 28, nº. 1. 2005.

Téléchargements

Publiée

2013-12-15

Comment citer

FAVRETO, Elemar Kleber; FAVRETO, Cristiane Bade. Arte e cultura em Herbert Marcuse: a fruição estética na cultura afirmativa. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 140–150, 2013. DOI: 10.31977/grirfi.v8i2.563. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/563. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

Artigos