Por uma existência artística: ética e estética em Nietzsche e Foucault

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v8i2.566

Mots-clés :

Vida; Arte; Ética; Estética.

Résumé

A reflexão ética em Nietzsche possui diversos objetivos: a dissecação psicológica das contradições da moralidade de rebanho (Humano, demasiado humano); a fidelidade ao que cada um tem de singular (A gaia ciência); o antagonismo entre “senhores” e “escravos” (Genealogia da moral); a afirmação incondicional do eterno retorno (Assim falou Zaratustra); o imperativo de autossuperação trágica (Ecce homo). A problematização foucaultiana da conduta individual, por sua vez, abrange a cultura greco-romana no intuito de formular as bases do que seria uma “vida bela”. Essa postura tem por objetivo circunscrever todo um conjunto de “tecnologias de si” que permitam a invenção de modalidades inovadoras de governo de si e dos outros na modernidade. Apesar da especificidade do projeto filosófico de cada um, os dois autores possuem, como denominador comum, o imperativo de promover uma existência artística.

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Biographie de l'auteur

Luiz Celso Pinho, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro – Brasil. Professor Adjunto IV do Departamento de Filosofia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Rio de Janeiro – Brasil.

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Publiée

2013-12-15

Comment citer

PINHO, Luiz Celso. Por uma existência artística: ética e estética em Nietzsche e Foucault. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 108–117, 2013. DOI: 10.31977/grirfi.v8i2.566. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/566. Acesso em: 22 déc. 2024.

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