Noções aristotélicas em Anaximandro: ápeiron como elemento primordial e o que pensou Aristóteles sobre o indefinido

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v11i1.644

Mots-clés :

Anaximandro; Ápeiron; Aristóteles; Cosmologia; Éter.

Résumé

Anaximandro de Mileto teria nascido em 610 a.C conforme o testemunho de Hipólito, Aristóteles de Estagira, em 384 a.C. É evidente que vivenciaram períodos distintos na Grécia Arcaica. Contudo, tinham interesses incomuns, a saber; explicar o mundo na esteira da natureza. Anaximandro propôs sua explicação a partir de um elemento indefinido - `απείρων. Este trabalho pretende investigar a intenção de Aristóteles ao voltar seu olhar para o elemento primordial anaximandrino, fato assaz curioso, que resulta em quatro citações mencionando o nome de Anaximandro na obra De Caelo, e na Física. Ao contrário de seguir rumo à tradução laboriosa dos fragmentos, o que seria saltar sobre um abismo com limiar escorregadio, pretende-se estabelecer paralelamente e em que se aproximam ou se divergem a cosmologia de Anaximandro e o mundo sublunar e supra lunar abarcados na cosmologia de Aristóteles. Outrossim, nos aproximar da noção de apeíron e éter das respectivas cosmologias desses filósofos.

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Biographie de l'auteur

João Batista Freire, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestrando em Filosofia na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Minas Gerais – Brasil.

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Publiée

2015-06-15

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FREIRE, João Batista. Noções aristotélicas em Anaximandro: ápeiron como elemento primordial e o que pensou Aristóteles sobre o indefinido. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 36–44, 2015. DOI: 10.31977/grirfi.v11i1.644. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/644. Acesso em: 22 déc. 2024.

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