Virtude, agência e responsabilidade: uma perspectiva epistemológica

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DOI :

https://doi.org/10.31977/grirfi.v13i1.681

Mots-clés :

Agência Epistêmica; Responsabilidade Epistêmica; Casos Frankfurt Epistêmicos; Teoria do Crédito.

Résumé

O foco de interesse neste artigo se coloca na relevância da noção de agência para análises de conhecimento em termos de virtude epistêmica, destacando a estratégia assumida por epistemólogos da virtude na defesa da tese de que podemos ser agentes responsáveis pelo que constitui nossa vida epistêmica, apesar de nossas crenças serem estados involuntários.  Enquanto L. Zagzebski (2001), invocando casos epistêmicos do tipo Frankfurt, alega que considerar agência epistêmica como condição necessária para o conhecimento permite oferecer uma análise que escapa à famosa objeção de Gettier, E. Sosa (2015) refina sua teoria, oferecendo nova argumentação em favor da ideia de que há uma esfera epistêmica na qual podemos ser agentes e responsáveis pela aquisição de crenças verdadeiras devido à importância de nosso caráter cognitivo para a atribuição de conhecimento. Meu objetivo ao expor e comparar as posições de Zagzebski e de Sosa é colocar em relevo aspectos do atual estado da arte em epistemologia da virtude que favorecem explicações de conhecimento em termos de crédito.

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Biographie de l'auteur

Kátia M. Etcheverry, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Doutora em filosofia e professora em estágio pós-doutoral (PNPD/CAPES) no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Rio Grande do Sul – Brasil.

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Publiée

2016-06-18

Comment citer

ETCHEVERRY, Kátia M. Virtude, agência e responsabilidade: uma perspectiva epistemológica. Griot : Revista de Filosofia, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 337–348, 2016. DOI: 10.31977/grirfi.v13i1.681. Disponível em: https://www3.ufrb.edu.br/index.php/griot/article/view/681. Acesso em: 22 déc. 2024.

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