Utopia negativa e catástrofe: a arte como negação determinada da cultura administrada na estética de Adorno
DOI :
https://doi.org/10.31977/grirfi.v15i1.745Mots-clés :
Utopia negativa; Cultura administrada; Catástrofe.Résumé
Este artigo tem como objetivo principal analisar a relação entre utopia negativa e catástrofe na Estética de Adorno. O filósofo argumenta que a arte moderna é associada a um tipo de utopia que não é uma representação positiva do que a sociedade deveria ser. A utopia negativa apenas mostra o que a sociedade não deveria ser. A obra de arte está então carregada de contradições de uma sociedade não reconciliada. Tal explica por que a arte moderna e nova é tão recorrentemente caracterizada pelo feio, o repulsivo, o negro e o catastrófico. Na formulação de Adorno, a obra de arte se constitui como negação determinada da sociedade administrada. Como tal, a obra de arte é também negação determinada da cultura administrada, isto é, sua constituição é dada pela negação determinada dos padrões da Indústria Cultural e da tradição artística.
Téléchargements
Références
ADORNO, Theodor W.; BENJAMIN, Walter. Correspondência, 1928-1940. São Paulo: Unesp, 2012.
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Filosofia da nova música. São Paulo: Perspectiva, 2002.
ADORNO, Theodor W. Notas de literatura I. São Paulo: Duas Cidades Ed. 34, 2003.
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Minima Moralia: reflexões a partir da vida lesada. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2008a.
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 2008b.
BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Magia e Técnica, Arte e Política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas I. 7 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994. p. 165-196.
BOLAÑOS, Paolo Adriatico. The Critical Role of Art: Adorno between Utopia and Dystopia. Kritike, v. 1, n.1, jun./2007, p. 25-31.
BOWIE, Andrew. From Romanticism to Critical Theory: The Philosophy of German Literary Theory. London and New York: Routledge, 1997.
HOHENDAHL, Peter Uwe. The Concept of the Ugly in Adorno's Aesthetic Theory. Cultural Critique, n. 60, 2005, p.170-196.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Les auteurs qui publient dans le Griot: Revista de Filosofia conserve les droits d'auteur et accorde au periodique le droit de première publication, avec l'œuvre simultanément sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International License, permettant Le partage et l'adaptation, même à des fins commerciales, avec une reconnaissance régulière de la paternité et de la publication initiale dans ce journal. Lire la suite...