Ciência e tecnologia no século XXI: um novo movimento de renovação epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.31977/grirfi.v25i1.4971Palavras-chave:
Conhecimento; Revolução científica; Tecnociência.Resumo
Science had its origin in the rationalization of reality, going through a continuous process of epistemological renewal over the past four centuries, culminating in the inseparable interconnection between Science and Technology in the new millennium. In the face of this scenario, the research in question aims to address the following problem: "How have the movements of epistemological renewal influenced the construction and validation of scientific knowledge throughout different eras, culminating in the interconnection between Science and Technology in the contemporary context of the 21st century?" With this purpose, the study aims to investigate the impact of epistemological renewal movements over time on the construction and validation of scientific knowledge, specifically analyzing the intrinsic relationship between Science and Technology in the 21st-century scenario. Configuring itself as basic research with a qualitative focus and bibliographic procedures, the results emphasize the relevance of the dialogue about Technoscience, a term that encompasses the profound interconnection between Science and Technology in contemporary times, aiming to redefine the human relationship with nature and address the challenges posed by the complex network of interactions in Technoscience.
Downloads
Referências
ARIZA, R.P.; HARRES, J.B.S. A epistemologia evolucionista de Stephen Toulmin e o ensino de ciência. Cad. Bras. Ens. Fís., v. 19, n. Especial: 70 p. 70-83, jun. 2002.
BACHELARD, G. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução de Estela dos S. Abreu. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BACHELARD, G. Epistemologia. Tradução de Fátima L. Godinho e Mário C. Oliveira. Lisboa: Edições 70, 2006.
BUNGE, M. Ciência e desenvolvimento. Tradução de Cláudia Regis Junqueira. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia; São Paulo: Ed. da Universidade de São Paulo, 1980.
CHALMERS, A.F. O que é Ciência afinal? Trad Raul Filker. São Paulo: Brasiliense, 1993.
COELHO, J.G. O Telescópio Espacial James Webb: Uma nova era na astronomia. Cadernos de Astronomia, Vitória, v. 3, n. 2, p. 112-121, 2022.
CUPANI, A. Filosofia da tecnologia: um convite. 3. ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016.
DESCARTES, R. Discurso do método; Meditações; Objeções e respostas; As paixões da alma; Cartas. 3. ed. Tradução de Jacob Guinsburg e Bento Prado Jr. São Paulo: Abril Cultural, 1983. (Os Pensadores).
DUTRA, L.H. de A. Teoria do conhecimento. Florianópolis: EdUFSC, 2008.
ECHEVERRÍA, J. La revolución tecnocientífica. Madrid: Fondo de Cultura Econômica, 2003.
FAVRETO, E.K.; FRANCO, A.E. dos R.; JESUS, G.M.C. de; DEOSTI, L.; BATISTA, M.C. O letramento digital como processo de ensino e aprendizagem em uma nova configuração social. Revista Ambiente: Gestão e Desenvolvimento, Boa Vista (RR), v. 15, n. 1, 2022.
FEYERABEND, P.K. Contra o método. Tradução de Cezar Augusto Mortari. 2. ed. São Paulo: Editora da Unesp, 2011.
FEYERABEND, P.K. Contro il Metodo. Traduzione di Libero Sosio. Milano: Lampugnani Nigri Editore, 1973.
FITAS, A.J.; RODRIGUES, M.A.E.; NUNES, M.F. Filosofia e História da Ciência em Portugal no século XX. Lisboa: Caleidoscópio, 2008.
GALIMBERTI, U. O Ser Humano na Era da Técnica. Tradução de Sandra Dall’Onder. Cadernos IHU ideias. São Leopoldo (RS), v. 13, n. 218, 2015.
GALIMBERTI, U. Psiche e techne: L’uomo nell’età della tecnica. 2.ed. Roma: Feltrinelli, 2003.
GERMANO, M.G. Uma nova ciência para um novo senso comum. Campina Grande, PB: EDUEPB, 2011.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HOTTOIS, G. Le signe et la technique: La philosophie à l’épreuve de la technique. Paris: Aubier/Montaigne, 1984.
KANT, I. Crítica da Razão Pura. 5. ed. Tradução de Manuela Pinto dos Santos e Alexandre Fradique Morujão. Lisboa, Portugal: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001.
KOYRÉ, A. Estudos de história do pensamento científico. Tradução e revisão técnica de Márcio Ramalho. Rio de Janeiro: Ed. Forense Universitária; Brasília: Ed. Universidade de Brasília, 1982. (Coleção Campo Teórico).
KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Vianna Boeira e Nelson Boeira. 12. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LAKATOS, E.M.; MARCONI, M. de A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas 2003.
LAKATOS, I. O falseamento e a metodologia dos programas de pesquisa científica. In: LAKATOS, I.; MUSGRAVE, Alan (Orgs.). A crítica e o desenvolvimento do conhecimento: Quarto volume das atas do Colóquio Internacional sobre Filosofia da Ciência, realizado em Londres em 1965. Tradução de Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Cultrix/EDUSP, 1979.
LAKATOS, I.; FEYERABEND, P.K. For and Against Method. Chigago: The Chicago University Press, 1999.
LATOUR, B. Ciência em ação: Como seguir cientistas e engenheiros sociedade afora. Tradução de Ivone C. Benedettí. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
LATOUR, B.; WOOIGAR, S. A vida de laboratório: A produção dos fatos científicos. Tradução de Ângela Ramalho Vianna. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1997.
NEVES, M.C.D.; SILVA, J.A.P. da; NARDI, R. (Orgs.). O Carteggio Cigoli-Galileo: A troca de correspondência entre o artista de Florença e o físico de Pisa. Tradução de Marcos Cesar Danhoni Neves. Maringá: Eduem, 2015. (Coleção documentos e história).
OGIBOSKI, V. Reflexões sobre a tecnociência: Uma análise crítica da sociedade tecnologicamente potencializada. Dissertação de mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade) - Universidade Federal de São Carlos. São Carlos: UFSCar, 2012.
POPPER, K.R. A lógica da pesquisa científica. Tradução de Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo: Cultrix, 1972.
PRODANOV, C.C.; FREITAS, E.C. de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
ROSENBERG, A. Introdução à filosofia da ciência. Trad. Alessandra S. Fernandes e Rogério Bettoni. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
SANMARTÍ, N. Didáctica de las ciencias en la educación secundaria obligatoria. Madri: Editorial Síntesis, 2002.
SANTOS, B. de S. Introdução a uma Ciência Pós-Moderna. 6. ed. Porto: Afrontamento, 1989.
SCHLICK, M. O fundamento do conhecimento. In: SCHLICK, M.; CARNAP, R.; POPPER, K.R. Coletânea de Textos. Seleção de Pablo Rubén Mariconda. São Paulo: Abril Cultural, 1975. (Coleção os Pensadores).
SILVA, E.P.; ARCANJO, F.G. História da ciência, epistemologia e dialética. Trans/Form/Ação, Marília, v. 44, n. 2, p. 149-174, Abr./Jun., 2021.
TOULMIN, S. La compreensión humana. Vol. I: El uso colectivo y la evolución de los conceptos. Tradução de Néstor Míguez. Madrid: Alianza Editorial, 1972.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elemar Kleber Favreto, Josie Agatha Parrilha da Silva, Marcos Cesar Danhoni Neves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam na Griot : Revista de Filosofia mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution 4.0 International License, permitindo compartilhamento e adaptação, mesmo para fins comerciais, com o devido reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Leia mais...