A Importância do PIBID, na Superação de Estereótipos e Rejeição a Cultura Afrodescente

Autores

Palavras-chave:

Educação, Cultura Afrodescendente, Racismo

Resumo

O presente trabalho tem como principal finalidade relatar experiências vividas no projeto do PIBID, no subprojeto "Memórias, Contos E Encantos Nas Expressões Socioculturais E Históricas No Cotidiano Dos Afro-Brasileiros" vinculado ao curso de Licenciatura em História da Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus V, apresentado e aprovado no edital PIBID/CAPES-DEB nº 011/2012, em fase de desenvolvimento na Escola Municipalizada Antônio Fraga, destacando a relevante importância do projeto para o estudante da área de licenciatura. Outra pretensão foi realizar uma crítica à eventual literatura utilizada nas escolas de todo o Brasil, onde o negro é visualizado sempre de forma negativa, e o branco concebido continuamente como um ser altamente superior. A abordagem deste trabalho ambicionou ainda a consideração da tamanha diversidade de literaturas africanas existentes, possuidora de uma complexidade de temáticas e suas implementações na educação e no combate ao racismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

JOVINO, I. S. Literatura Infanto-Juvenil. p. (1 a 24).

MARIOSA, G. S.; REIS, M. G. A influência da literatura infantil afro-brasileira na construção das identidades das crianças. Disponível em: <http://www.uel.br/pos/letras/EL/vagao/EL8AArt06.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2014.

OLIVEIRA, M. A. J. Personagens Negros na literatura infanto-juvenil no Brasil e em Moçambique 2000-2007: entrelaçadas vozes, tecendo negritudes. João Pessoa. 2010. p. 301.

PAIVA, N. S. G. Olhares e Trilhas. ano XI, nº 11. 2010, p. 85-96.

SILVA, K. G.; SILVA, L. C. L. O negro na literatura infanto-juvenil brasileira. Revista Tema. v. 8. p. 02, 2011.

SOUZA, P. R. Superando o Racismo na escola. Or. Kabengele Munaga. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/racismo_escola.pdf>. Acesso: 18/agos. 2014.

Downloads

Publicado

2024-11-14

Como Citar

Souza, A. da S., & Lisboa, D. S. (2024). A Importância do PIBID, na Superação de Estereótipos e Rejeição a Cultura Afrodescente. Revista Acadêmica GUETO, 2(03). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5052