Sobre a Revista

Revista Acadêmica GUETO, registrada no Centro Brasileiro de ISSN sob o nr. 2319-0752 e com periodicidade de publicação semestral, está sob a responsabilidade editorial do Grupo de Pesquisa GUETO, do Centro de Formação de Professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Vale ressaltar, que esta iniciativa foi consubstanciada como produto da parceria entre a Universidade Federal do Reconcavo da Bahia - UFRB e a Uminho, a partir do Programa de doutoramento em Ciências da Educação, na área de especialidades em Desenvolvimento Curricular, no Centro de Investigação em Estudos da Criança, em pesquisa desenvolvida pelo Prof. Jean Adriano Barros da Silva, sob a orientação da Profª Drª Isabel Maria da Torre Carvalho Viana. 

O seu principal objetivo é publicar artigos, ensaios, debates, entrevistas e resenhas  inéditos em  qualquer língua sobre temas que contribuam para o desenvolvimento do debate educacional, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área, considerando as perspectivas da Inclusão e Cultura Corporal.

É dirigida  a pesquisadores, profissionais e alunos da Educação. A sua organização nas seções propostas permite a publicação de materiais sob diferentes formatos e naturezas. Os textos em outros idiomas, exceto o Espanhol, poderão ser traduzidos e apresentados na mesma edição.

Edição Atual

v. 10 n. 20 (2024): 20ª Edição - Dezembro 2024
					Visualizar v. 10 n. 20 (2024): 20ª Edição - Dezembro 2024

Sumário

 

A qualificação da visita domiciliar do agente comunitário de saúde às pessoas com diabetes: um relato de experiência. Pág. 1 - 13
Milena Takamiya Sugahara
Alisson Nunes Gomes
Daniel Marcos Almeida Gomes Araújo
Igor Ferreira Borba de Almeida
Luciana Pereira Barboza
Manoela Carolini Maia de Souza

As práticas avaliativas compartilhadas nos repositórios institucionais das universidades públicas da bahia. Pág. 14 - 32
Lorena Silva Pimentel
Rosineide Pereira Mubarack Garcia

Capoeira e aumento do volume muscular: avaliação dos efeitos hipertróficos em seus praticantes. Pág. 33 - 46
Humberto Nascimento Dias Santos Filho
Igor Leon de Oliveira Sousa
Renata da Silva Souza
Luiza Rayla Fialho Araújo

Ensino de ciências: uma abordagem sobre a educação ambiental e ferramentas para o aperfeiçoamento da metodologia de ensino. Pág. 47 - 65
Aline Freitas Gonçalves
Vanderlei da Conceição Veloso-Junior
Elenir Souza Santos

Validação de teorias e instrumentos de medida: contribuições da psicometria ao estudo dos valores de consumo. Pág. 66 - 97
Everson Meireles

Librando na ufrb/cetens: a construção de recursos acessíveis e o ensino da libras. Pág. 98 - 112
Amanda Cristina Dias
Luciano Oliveira dos Santos
Sátila Souza Ribeiro
Jean Carlos Cardoso Silva Júnior
Albery Pires França Vasconcelos

Qualidade de vida de idosos que residem em instituições de longa permanência: benefícios da atividade. Pág. 113 - 127
Humberto Nascimento Dias Santos Filho
Luiza Rayla Fialho Araújo
Lizete Marques Oliveira
Airan Carlos Machado Gama Paranhos

Tecendo inclusão: desafios e perspectivas na educação de crianças com deficiências. Pág. 128 - 140
Humberto Nascimento Dias Santos Filho
Leonardo Assis de Almeida
Donaldo Rico de Souza Tavares
Luiza Rayla Fialho Araújo
Paoly Moreira de Souza
Ronaldo Cavalcante Silva

Publicado: 2024-12-30

Edição completa

Artigos

Ver Todas as Edições