Educação Alimentar e Nutricional: Um Diálogo Entre os Princípios, as Metodologias e as Demandas Atuais Para a Promoção da Saúde

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Palavras-chave:

Educação Alimentar e Nutricional, Princípios, Práticas Educativas

Resumo

Neste artigo, foram traçados aspectos históricos e conceituais, bem como, princípios e metodologias relevantes abarcados pela educação alimentar e nutricional e, com base neles, apresentados direcionamentos teóricos para apoio às intervenções em alimentação e nutrição. Desafios e limitações encontrados no campo da Educação Alimentar e Nutricional na Promoção de abordagens e práticas educativas também foram expostos. Realizou-se revisão bibliográfica crítica mediante seleção direcionada de referências, com o propósito de apresentar conceitos, princípios e metodologias que compõem o panorama atual da educação alimentar nutricional sem a pretensão de esgotamento do tema. Evidenciou-se os avanços conquistados, sobretudo, na publicação do Marco de Referência em EAN para políticas públicas, publicado em 2012. Dentre os desafios do campo, destaca-se a fragilidade da formação acadêmica em decorrência de matrizes curriculares dos cursos superiores que não privilegiem o debruçamento em torno das ciências humanas e sociais; a distância entre as formulações das políticas públicas e as práticas locais, a incoerência entre discurso de tais políticas e a prática educativa encontrada na realidade, a ausência da sistematização e reflexão em torno das práticas educativas EAN; e a ausência de uma base teórico-metodológica consolidada que respalde as ações do nutricionista no contexto.

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Referências

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Publicado

2024-11-18

Como Citar

Magalhães, C. G. (2024). Educação Alimentar e Nutricional: Um Diálogo Entre os Princípios, as Metodologias e as Demandas Atuais Para a Promoção da Saúde. Revista Acadêmica GUETO, 2(05). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5068

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