A Centralidade da Instituição na Promoção do Sucesso Educativo: Um Olhar Sobre Elementos Estruturantes do Currículo

Autores

Palavras-chave:

Sucesso Educativo, Dimensão Institucional, Currículo no Ensino Superior

Resumo

A dimensão institucional refere-se aos processos internos da universidade e se constitui como parte do emaranhado de explicações do sucesso escolar. Buscou-se analisar o contexto institucional de aprendizagem de forma a aprender como a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) se organizou para promover o sucesso educativo, a partir da análise da qualidade do ensino, por meio da avaliação da organização dos saberes, dos métodos de avaliação e das metodologias de ensino. Utilizou-se da triangulação de informações obtidas a partir de dados secundários (projeto pedagógicos de 28 cursos de graduação), entrevistas com nove professores e aplicação de questionário autoadministrado aplicado junto a egressos de cursos de graduação da UFRB no semestre 2014.2 (174 casos válidos). Na análise da qualidade do ensino, verificou-se que o projeto pedagógico do BIS foi o único que apresentou coerência com o PDI/PPI, cuja análise foi ratificada pela opinião dos professores do curso entrevistados. Os cursos, em sua maioria (57%), estavam organizados no modelo disciplinar hierarquizado e os demais implantaram algumas inovações, mas o modelo disciplinar prevaleceu. Este hiato entre as formulações propostas no PDI/PPI e o texto dos PPCs foi confirmado pela percepção dos estudantes, quando analisaram o currículo vivenciado, bem como pela necessidade de revisão currícular apontada elos professores do CCAAB e do CETEC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70 Lda, 2014.

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA/UFRB. Relatório de Autoavaliação Institucional: Relatório Final do Segundo Ciclo Avaliativo 2012-2014. Cruz das Almas: UFRB, 2015.

COUNTINHO, C. P. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e prática (Vol. 2ª Ed). Coimbra: Almedina S. A., 2013.

PACHECO, J. A. Currículo: entre teorias e métodos. Caderno de Pesquisa, Cadernos de Pesquisa, v. 39, n. 137, p. 383-400, maio/ago, 2009.

PERRENOUD, P. Sucesso na escola: só o currículo, nada mais que o currículo! Cadernos de Pesquisa, n. 119, p. 9-27, julho/2003.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens - entre duas lógicas. (Tradução de Ramos, P. C.). Porto Alegre; Artmed, 2007.

SANTANA, L. A. A. O sucesso educativo em cursos de graduação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Tese (Doutorado em Ciências da Educação: especialidade em sociologia da educação) - Institudo de Educação, Universidade do Minho Braga. Portugal, p. 420, 2017.

TINTO, V. Learning Communities: Building Gateways to Student Success. Annual meeting of the American College Personnel Association. Denver, Colorado, 1999, p. 1-14.

___________. Research and practice of student retention: what next? J. College Student Retention, Washington, D. C., 8(1), 2006, pp. 1-19.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB). Plano de desenvolvimento Institucional. Cruz das Almas: UFRB, 2009.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB). Regulamento de Ensino de Graduação. Cruz das Almas: CONAC/UFRB, 2012.

ZABALZA, M. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1989.

Downloads

Publicado

2024-11-25

Como Citar

Santana, L. A. A., & Sá, V. I. M. de. (2024). A Centralidade da Instituição na Promoção do Sucesso Educativo: Um Olhar Sobre Elementos Estruturantes do Currículo. Revista Acadêmica GUETO, 4(10). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5109