SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO: APROXIMAÇÕES E DISTÂNCIAS ENTRE BASES NORMATIVAS DEINSTITUCIONALIZAÇÃO

Autores

  • Lívia Silva dos Santos
  • Flávia Conceição dos Santos Henrique

Palavras-chave:

Segurança Alimentar e Nutricional, Alimentação Escolar, Política Nacional de Alimentação

Resumo

Numa versão idealizada, consolidando princípios a Segurança Nutricional e Alimentar, seria considerada como condição em que todas as pessoas em todos os lugares, teriam garantido acesso a alimento de qualidade, em quantidade o suficiente para atender as necessidades biológicas do individuo. A SAN traz com ela algumas Políticas intersetoriais, podendo citar o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), visa suprir parcialmente as necessidades nutricionais dos alunos, e a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN) tem o propósito de garantir a qualidade dos alimentos para consumo no país, além de promover práticas saudáveis. Objetiva-se analisar o discurso – aproximações e distanciamentos - da Segurança Alimentar e Nutricional no âmbito de dois programas setoriais de alimentação e nutrição. Utilizou-se do método de análise documental, e explorou a base normativa do programa e políticas de referência para o estudo. Apesar dessas políticas terem tido um crescimento, e sofrido transformações para sua melhorias, pode-se observar que ainda há necessidade de dar continuidade a esse processo. Observou-se que a maioria dos documentos avaliados, trazem consigo trechos onde afirmam que as políticas intersetoriais estão inseridas no contexto da SAN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, Daniela Lima de. (2010)Discente da Unifor: Alimentação adequada como direito fundamental: desafios para garantir a efetivação. 2010. Artigo submetido ao II Concurso de artigos jurídicos.

BARDIN, L. (1979)Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70,. 229 p.

MARCONE, M. A.; LAKATOS, E.M. (2009.) Fundamentos da Metodologia Cientifica. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas, P. 185.

BELIK, Walter. (2013) Perspectivas para segurança alimentar e nutricional no Brasil. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 1, n. 12, p. 2-20.

BRASIL. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação(2012). Programa Nacional de Alimentação Escolar. Brasília/DF, 2012.

_____. Departamento de atenção básica.(2012). Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Brasília/DF,

_______ Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição(2010). Sistema Nacional de Vigilância Alimentar e Nutricional. Brasília, DF, Disponível em: http://nutricao.saude.gov.br/sisvan.php.

BRASÍLIA, Tribunal de Contas da União. (2010).Cartilha para Conselheiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 5ª ed. Brasília

BURLANDY, Luciene. (2009 ). A construção da política de segurança alimentar e nutricional no Brasil: estratégias e desafios para a promoção da intersetorialidade no âmbito federal de governo. Ciênc. saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 14, n.3.

BURLANDY, Luciene.( 2008). Segurança alimentar e nutricional e saúde pública. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 24(7):1464-1465, . Disponível em < http://www.scielo.br/pdf/csp/v24n7/01.pdf>.

CHAVES, et al. (2009.)Políticas de alimentação e nutrição: Brasil e Portugal. Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Nutrição e Alimentação, Porto, v. 16, n. 1, p. 3-1.

CONSEA - CONSELHO NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL. (2004). II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. A construção da Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Relatório final. Olinda, PE: Consea,

CUSTÓDIO, Marta Battaglia et al. (2011). Segurança Alimentar e Nutricional e a construção de sua política:: uma visão histórica. Revista Saude, Campinas, v. 5, n. 8, p.1-10.

Custódio MB. (2009). Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil: Arranjo Institucional e Alocação de Recursos [tese]. São Paulo: Programa Interunidades em Nutrição Humana Aplicada, Universidade de São Paulo;

FAO - FOOD AND AGRICULTURE ORGANIZATION. Voluntary guidelines to support the progressive realization of the right adequate food in the context of national food security.

FREITAS, Maria do Carmo Soares de; PENA, Paulo Gilvane Lopes. (2007). Segurança Alimentar e nutricional:. Uma Produção do Conhecimento com ênfase em Aspectos da Cultura. Rev. Nutr. , Campinas, v 20, n. 1.Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732007000100008&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 13 de maio de 2014.

LIMA, José. ( 2013). Programa de alimentação escolar: espaço de aprendizagem e produção do conhecimento. Rev Nutr.

MINAYO, M. C. S. O. (2010). Latino-americano e do Caribe em Ciências da Saúde ID: Desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 12. Ed. São Paulo: Hucitec.

OLIVEIRA, Y. P. (2005). Suplementação Alimentar e Combate a Carências Nutricionais Específicas – Subsídios Básicos, Brasília.

PRADO, Shirley Donizete et al .( 2010). A pesquisa sobre segurança alimentar e nutricional no Brasil de 2000 a 2005: tendências e desafios. Ciênc. Saúde coletiva, Rio de Janeiro , v. 15, n. 1.

Downloads

Publicado

2024-12-02

Como Citar

Santos, L. S. dos, & Henrique, F. C. dos S. (2024). SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM PROGRAMA DE ALIMENTAÇÃO: APROXIMAÇÕES E DISTÂNCIAS ENTRE BASES NORMATIVAS DEINSTITUCIONALIZAÇÃO. Revista Acadêmica GUETO, 5(13). Recuperado de https://www3.ufrb.edu.br/index.php/gueto/article/view/5177