PRÁXIS FREIRIANA E CAPOEIRA: PERSPECTIVAS PARA A FORMAÇÃO HUMANA
Palavras-chave:
Paulo Freire, Capoeira, Praxis, Escola, HumanizaçãoResumo
Este trabalho tem como referencial teórico bibliográfico parte das contribuições do cidadão do mundo Paulo Freire, parte dos conhecimentos do experiente mestre de capoeira conhecido como “Pop” e parte dos conhecimentos historicamente acumulados no âmbito da prática social capoeira. Tenta ofertar um diálogo construtivo em prol de uma práxis humanizante no âmbito da Educação Básica. Aqui, como que numa encruzilhada, encontram-se conhecimentos oriundos de dois legados inacabados e em permanente movimento, em meio às demandas sociais, o freireano e o capoeirano. Entre tantas possibilidades, fazemos, neste momento, opção por algumas demandas materializadas no âmbito da escola. Nesta encruzilhada epistêmica, a mediação presente nos legados freireano (ex.: dialogicidade, criticidade, amorosidade etc.) e capoeirano (ex.: gestos, ritos, cânticos etc.) é uma necessidade do homem, considerada e oportunizada por vias interdependentes nos (re)encontros consigo, com os(as) outros(as) e com o meio. Tais vias permitem refletir criticamente a respeito da educação para potencializar a capacidade interpretativa do mundo e auxiliá-lo para uma necessidade ontológica, a práxis transformadora.
Downloads
Referências
FALCÃO, José Luiz Cirqueira.; FLEURI, Reinaldo M.; CORTE REAL, Márcio P.; SILVA, Emmanuel S. da; BRITO, Valmir Ari; ANNUNCIATO, Dráuzio Pezoni; STOTZ, Marcelo Backes N.; NARDI, Ivanete; ACORDI, Leandro de Oliveira; LEITE, Lourival Fernando A.; OLIVEIRA, Marcos Duarte de; SAVENHAGO, Daniel Cristiano. A experiência do PERI-Capoeira”: curso de formação de educadores populares de capoeira na perspectiva intercultural (cap. VI). In: FALCÃO, José Luiz Cirqueira; SARAIVA, Maria do Carmo. Práticas corporais no contexto contemporâneo: (In)Tensas Experiências. Florianópolis: Copiart, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra, 2005.
______. Educação como prática para a liberdade. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000.
______.Pedagogia da autonomia: saberes necessários para a prática educativa.3. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
KOHL, Henrique Gerson. EDUCAÇÃO E CAPOEIRA: figurações emocionais na cidade do Recife-PE-Brasil. 2012. 390 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13003 >. Acesso em: 03 abr. 2021.
______. Gingado na prática pedagógica escolar: expressões lúdicas no que fazer da educação física. 2007. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007. Disponível em:< https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4549 >. Acesso em: 03 abr. 2021.
MORIN, Edgar. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. Orgs. Maria da C. de Almeida e Edgard de A. Carvalho. Tradução: Edgard de A. Carvalho. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PASTINHA, Mestre. Capoeira Angola, 2. ed., Salvador, 1968.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre. Artmed, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Acadêmica GUETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.