A docência no campo da História entre a teoria e prática

Autores

  • Beatriz dos Santos Oliveira Feitosa Universidade Federal de Mato Grosso

Palavras-chave:

Ofício, Historiador, Professor.

Resumo

Há um debate que tem tomado conta da academia em torno da problemática resultante da dicotomia entre ensino e pesquisa no campo da história, o que leva a uma falsa ideia de que o historiador de ofício não teria relação com o professor de história. Diante desse debate, este artigo busca um diálogo possível entre o ofício do historiador que passa pela produção e reflexão teórica e a prática docente, entendemos que não sejam questões dissociáveis. O ensino de história na educação básica, não passa pela formação de pequenos historiadores, não se trata de ensinar teoria histórica para este nível de ensino, trata-se tão somente, de compreender que na prática de ensino, a pesquisa histórica deve fazer parte do cotidiano do professor.

 

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Biografia do Autor

Beatriz dos Santos Oliveira Feitosa, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutoranda em História pelo Programa de Pós Graduação em História, Territórios e Fronteiras da Universidade Federal de Mato Grosso, bolsista CAPES. Mestre em História pelo mesmo Programa de Pós Graduação com bolsa financiada pelo CNPq. Especialista em Ensino de História pela Universidade Federal de Mato Grosso (campus de Rondonópolis) e em Metodologia do Ensino de História, pelo Instituto Cuiabano de Educação (ICE). Professora no nível de Educação Básica em Mato Grosso do Sul . Possui experiência na área de História, com ênfase em ensino de história e no tocante as questões de modernização do campo, colonização e ocupação recente dos territórios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e relações de trabalho no mundo rural brasileiro.

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Publicado

2015-03-10

Edição

Seção

História na Sala de Aula