A docência no campo da História entre a teoria e prática
Keywords:
Ofício, Historiador, Professor.Abstract
Há um debate que tem tomado conta da academia em torno da problemática resultante da dicotomia entre ensino e pesquisa no campo da história, o que leva a uma falsa ideia de que o historiador de ofício não teria relação com o professor de história. Diante desse debate, este artigo busca um diálogo possível entre o ofício do historiador que passa pela produção e reflexão teórica e a prática docente, entendemos que não sejam questões dissociáveis. O ensino de história na educação básica, não passa pela formação de pequenos historiadores, não se trata de ensinar teoria histórica para este nível de ensino, trata-se tão somente, de compreender que na prática de ensino, a pesquisa histórica deve fazer parte do cotidiano do professor.
Downloads
References
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4.ed.São Paulo: Cortez, 2011.
BEZERRA, Holien Gonçalves. Ensino de História: conteúdos e conceitos básicos. In: KARNAL, Leandro (org.) . História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6.ed. São Paulo: Contexto, 2010
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício de historiador. Tradução André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.:
CABRINI, Conceição, et al. Ensino de história: revisão urgente. São Paulo: EDUC, 2000.
CARDOSO, Ciro Flamarion. Um Historiador Fala de Teoria e Metodologia: ensaios. Bauru, São Paulo: Edusc, 2005.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
DELORS, Jacques et al. Educação Um Tesouro a Descobrir: relatório para a UNESCO da comissão internacional sobre a educação para o século XXI. Brasília, julho de 2012.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. 3. ed. Campinas, SP: Papirus, 1995.
FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. Tradução Laura Fraga de Almeida Sampaio.19. ed. São Paulo: edições loyola.
KARNAL, Leandro. A história moderna e a sala de aula. In: KARNAL, Leandro (org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010
KOSELLECK, Reinhardt. Futuro Passado: contribuição à semântica dos tempos históricos.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Tradução Bernardo Leitão . et. Al.. 5 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2003.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História & História Cultural. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
PINSKY, Jaime & BASSANEZI PINSKY, Carla. Por uma história prazerosa e consequente. In: KARNAL, Leandro (org.) . História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6.ed. São Paulo: Contexto, 2010
REIS, José Carlos. História & Teoria: historicismo, modernidade, temporalidade e verdade. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.
VIEIRA, Willian. Caçada ao Racismo. Revista Carta Capital. Setembro/2012. Disponível em: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/cacada-ao-racismo-2/. Acessado em: 02/10/2012.
WHITE, Hayden. Meta História: a imaginação histórica do século XIX. Tradução de José Laurênio de Melo. São Paulo: Editora da USP, 1992.