Na intersecção do silenciamento: cultura afro-brasileira, lei 10639/03 e o Exame Nacional do Ensino Médio
Keywords:
Lei 10.639, Cultura Afro-Brasileira, Exame Nacional do Ensino MédioAbstract
O presente trabalho visa teorizar sobre a representação da Cultura Afro-Brasileira no Exame Nacional do Ensino Médio, traçando um paralelo entre ENEM e NOVO ENEM. Este confronto se torna pertinente tendo em vista a ruptura que a Lei 10.639 de 2003 promoveu – ou deveria ter promovido – em todo o sistema educacional brasileiro. Outro contraponto relevante trata da frequência de temas relacionados à História do Ocidente, o que pode evidenciar que, em alguma medida, esses conteúdos são privilegiados.
Downloads
Download data is not yet available.
References
AZANHA, José Mário Pires. O Enem: afinal, do que se trata. Jornal da Universidade de São Paulo, v. 15, n. 563, p. 2, 2001.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude; DA SILVA, C. Perdigão Gomes. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2008.
BRASIL. Lei n. º 10.639, de 09.01.03.Altera a Lei 9394/96 para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 05/10/2013.
CERRI, Luis Fernando. Saberes históricos diante da avaliação do ensino: notas sobre os conteúdos de história nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio–ENEM. Revista Brasileira de História, v. 24, n. 48, p. 213-231, 2004.
DE OLIVEIRA, Aline Santos; SALVADOR, Célia Maria Coleta; ARRUDA, Maria da Conceição Calmon. O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: COISA DO DEMÔNIO OU CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRACISTA?.
DA SILVA, Iraneide Soares. As inquietações no currículo educacional a partir da lei 10639/03. Padê: Estudos em filosofia, raça, gênero e direitos humanos (encerrada), v. 1, n. 2, 2008.
FRAGA, Walter & ALBUQUERQUE Wlamyra R. de. Uma História da cultura afro-brasileira. São Paulo: Moderna, 2009
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & realidade, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997.
LAUREANO, Marisa Antunes. O ensino de História da África. Ciências & Letras, p. 333-349.
MATTOS. Regine Algusto de. História e Cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2009.
MEDEIROS, Angela Cordeiro; DE ALMEIDA, Eduardo Ribeiro. HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: POSSIBILIDADES E IMPOSSIBILIDADES NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003. Revista Ágora, Vitória, n. 5, p. 01-12, 2007.
MORAES, Roque. Mergulhos discursivos, análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e interferir em discursos. IN: Metodologia emergente de pesquisa em educação ambiental. 2º ed. Ijuí RS: Editora Unijuí, 2007.
ROCHA, Luiz Carlos Paixão da. Políticas afirmativas e educação: a lei 10639/03 no contexto das políticas educacionais no Brasil contemporâneo. Curitiba: UFPR, 2006.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude; DA SILVA, C. Perdigão Gomes. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. 2008.
BRASIL. Lei n. º 10.639, de 09.01.03.Altera a Lei 9394/96 para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e cultura afro-brasileira”. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm. Acesso em: 05/10/2013.
CERRI, Luis Fernando. Saberes históricos diante da avaliação do ensino: notas sobre os conteúdos de história nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio–ENEM. Revista Brasileira de História, v. 24, n. 48, p. 213-231, 2004.
DE OLIVEIRA, Aline Santos; SALVADOR, Célia Maria Coleta; ARRUDA, Maria da Conceição Calmon. O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: COISA DO DEMÔNIO OU CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRACISTA?.
DA SILVA, Iraneide Soares. As inquietações no currículo educacional a partir da lei 10639/03. Padê: Estudos em filosofia, raça, gênero e direitos humanos (encerrada), v. 1, n. 2, 2008.
FRAGA, Walter & ALBUQUERQUE Wlamyra R. de. Uma História da cultura afro-brasileira. São Paulo: Moderna, 2009
HALL, Stuart. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & realidade, v. 22, n. 2, p. 15-46, 1997.
LAUREANO, Marisa Antunes. O ensino de História da África. Ciências & Letras, p. 333-349.
MATTOS. Regine Algusto de. História e Cultura afro-brasileira. São Paulo: Contexto, 2009.
MEDEIROS, Angela Cordeiro; DE ALMEIDA, Eduardo Ribeiro. HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: POSSIBILIDADES E IMPOSSIBILIDADES NA APLICAÇÃO DA LEI 10.639/2003. Revista Ágora, Vitória, n. 5, p. 01-12, 2007.
MORAES, Roque. Mergulhos discursivos, análise textual qualitativa entendida como processo integrado de aprender, comunicar e interferir em discursos. IN: Metodologia emergente de pesquisa em educação ambiental. 2º ed. Ijuí RS: Editora Unijuí, 2007.
ROCHA, Luiz Carlos Paixão da. Políticas afirmativas e educação: a lei 10639/03 no contexto das políticas educacionais no Brasil contemporâneo. Curitiba: UFPR, 2006.
Downloads
Published
2015-03-11
Issue
Section
Artigo Livre