A abordagem política e econômica nos livros didáticos de História adotados por escolas públicas do Recôncavo da Bahia para o quinto ano do ensino fundamental
Keywords:
História – Ensino de História – Livro didático – História Política – História Econômica, Mobilidade social. Mulher negra. Sertão da Bahia. Mestiçagens. Cor da pele.Abstract
O livro didático é instrumento que mais difunde o conhecimento científico em todas as ciências, abrange quase a totalidade das pessoas que estão na escola e traz uma linguagem de fácil entendimento. No livro de História não é diferente, ele é que leva à maioria das pessoas o conhecimento histórico necessário para a construção da identidade histórica, social e política. O que aqui se pretende é saber como as abordagens política e econômica são tratadas no livro didático de História, que temas elas apresentam e que instrumentos usam. Para tanto foram utilizados livros didáticos do PNLD 2013-2015 adotados por escolas da rede pública municipal de ensino em Cachoeira e São Félix-BA para o quinto ano do Ensino Fundamental para uma análise de como estas abordagenshistoriográficas chegam às pessoas através do livro didático.
Downloads
References
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia, Brasília: MEC/SEF, 1997.
CIANELLI, Marlene. “O que se ensina e o que se aprende em História” In: OLIVEIRA, Maria Margarida Dias de (Coord.). História: Ensino Fundamental. Brasília: Ministério da Educação: Secretaria de Educação Básica, 2010; pp. 17-34. (Coleção Explorando o Ensi-no).
DIEZ, A. G.. Segredos da Bahia: História, 4º/5º ano: volume único, São Paulo, FTD, 2011.
FIGUEREDO, T. M. M.; MIRANDA, S. A. P.. “História”. In: Girassol: saberes e fazeres do campo, 5º ano. São Paulo, FTD, 2012; pp. 145-190.
MIRANDA, Sonia Regina e LUCA Tania Regina. “O livro didático de história hoje: um panorama a partir do PNLD”. Revista Brasileira de História, vol. 24, no 48, jul- dez. 2004, p. 123-144.
PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. “Por uma História prazerosa e consequente” In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010; pp. 17-36.
ROCHA, U. “Reconstruindo a História a partir do imaginário do aluno”. In: NIKITIUK, S. M, L. (Org.). Repensando o ensino de História. São Paulo, SP: Cortez, 1996, pp. 47-66.
SHARPE, Jim. “A História Vista de Baixo”. In: BURKE, Peter (org.). A Escrita da Histó-ria: novas perspectivas. São Paulo, SP: Editora da Unesp, 1992, pp. 39-62.
SILVA, L, dos S. História: Bahia, 4º/5º ano: volume único. São Paulo: Ática, 2004.