Ensino de História na Educação Básica: o uso da literatura de Cordel como ferramenta didática

Authors

  • José Ferreira Júnior Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada - FAFOPST

Keywords:

Ensino de História, Literatura de Cordel, Ferramenta Didática.

Abstract

Este texto discute o uso da literatura de cordel no ensino de história. Mostra a diferença de conteúdo que o conceito de literatura de cordel porta em si, quando se leva em consideração Portugal, de onde provém, e o Brasil, onde foi divulgado. Problematiza acerca de ser ou não o cordel uma narrativa histórica, bem como o fato de o poeta cordelista exercer a função de historiador. Conclui mostrando a possibilidade e a utilidade do uso do cordel como ferramenta didática, expondo as benesses desse uso.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Ferreira Júnior, Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada - FAFOPST

Pós-Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Doutor e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); Mestrando em Ensino de História, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ / Universidade Regional do Cariri - URCA; Especialista em História pela Universidade de Pernambuco (UPE). Licenciado em História pela Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST). Pesquisa as relações existentes entre a memória lampiônica e a construção de identidade na região do Médio Pajeú, em Pernambuco.  Atua como Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET) - Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada (FAFOPST)).

Published

2021-02-04