A utilização de programações televisivas no Ensino de História: as representações de mulheres negras e indígenas no programa “Zorra Total”
Keywords:
Ensino de História. Televisão. Mulheres negras e indígenas.Abstract
O presente artigo tem como objetivo discutir as representações de mulheres afrodescendentes e indígenas, num programa humorístico da televisão brasileira. Para isto, analisamos dois episódios de dois quadros que fazem parte do programa “Zorra Total” da Rede Globo. Tal análise foi realizada, amparada por uma breve revisão bibliográfica a respeito da utilização de programações televisivas como método didático no Ensino de História na educação básica, bem como, sobre as representações das referidas mulheres na televisão brasileira. Como resultados, constatamos a inacreditável maneira, como as referidas mulheres têm sido representadas no programa, entretanto, foi possível constatar a importância de levarmos programações desse tipo para o espaço escolar, com a finalidade de desconstruirmos estereótipos.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2013-03-26
Issue
Section
História na Sala de Aula